Curso de Engenharia de Petróleo – Onde fazer?

Já faz um tempo considerável que o petróleo se tornou uma fonte de economia absurdamente poderosa e importante. Muitas empresas constroem sua história em…

Por Redacao em 12/07/2011

Já faz um tempo considerável que o petróleo se tornou uma fonte de economia absurdamente poderosa e importante. Muitas empresas constroem sua história em cima dele, e o utilizam com diferentes finalidades que variam com a situação e necessidade. Alguns países têm até mesmo sua economia baseada no petróleo, não havendoquase nenhuma outra forma de geração de riquezas. Guerras ocorrem cada vez mais, claramente ou discretamente, por causa da disputa pelo petróleo. Tudo converge para  provar que o petróleo é a matéria-prima mais importante do mundo atual e que este cenário ainda levará um bom tempo para mudar.

Sendo material responsável por fabricar inúmeros produtos derivados de importância enorme, ele logicamente gera variados, assim como também gera empregos. Dois exemplos cruciais de derivados do petróleo são conhecidos no mundo inteiro e simplesmente causariam caos se viessem a faltar: a gasolina e a eletricidade. Já imaginou o mundo sem gasolina?

Os meios de transporte ficariam limitados a metrôs e ônibus elétricos. Se não houvesse eletricidade então, seria uma parada total, nossas atitudes e recursos de sobrevivência estariam bastante limitados. A eletricidade pode ser obtida entre outros vários métodos, nas termoelétricas pelo uso do Diesel (derivado de petróleo) o que só ajuda a provar mais ainda a importância desta matéria-prima.

Como todos  querem o petróleo sempre disponível e sem complicações de oferta ou preço, o mercado movimenta quantias de dinheiro inimagináveis, podendo até ser o mais rico existente hoje em dia.

Devido a este fato, estão disponíveis cursos relacionados ao petróleo, dentre eles a Engenharia de Petróleo. Apesar de no Brasil o mercado ser dominado praticamente por uma empresa (no caso a Petrobras), outras estão entrando na jogada. Isso não quer dizer que não seja uma boa alternativa trabalhar para a Petrobras, pelo contrário,e  fazer Engenharia de Petróleo pode ser uma excelente escolha para no futuro trabalhar lá. Trata-se de uma carreira promissora que oferece grandes chances financeiras para o estudante interessado. Mas vale dizer que é preciso muita dedicação, como também é preciso ter noção de onde você está situado neste mercado, como também é aconselhável saber ao menos o básico sobre economia para ver o cenário com os olhos bem abertos.

Espalhadas pelo Brasil, muitas instituições oferecem cursos respeitáveis para Engenharia de Petróleo. Esta lista cita algumas delas para que você possa se situar melhor:

  • UFF – Universidade Federal Fluminense
  • UNIFOR – Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza
  • UNIGRANRIO – Universidade do Grande Rio
  • UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
  • UNIMES- Universidade Metropolitana de Santos
  • UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
  • UNISANTA – Universidade de Santa Cecília

Existem outros locais para se realizar o curso, mas estes exemplos são um bom começo para quem tem interesse fazer uma pesquisa sobre a graduação na área. Não deixe de procurar se existe algum local por perto de onde você mora. Verifique as datas de processos seletivos e datas de início e término de inscrição. Quanto antes você procurar melhor será. Se você tem real interesse neste mercado de trabalho e quer se dedicar para valer, esta é uma ótima chance de construir uma carreira sólida e de sucesso.

 

 

Top