Curso de Engenharia de Energia: saiba mais, onde fazer

Engenharia de Energia é um novo ramo que tem despertado o interesse dos estudantes brasileiros. O curso de graduação forma profissionais aptos para planejar,…

Por Isabella Moretti em 21/09/2013

Engenharia de Energia é um novo ramo que tem despertado o interesse dos estudantes brasileiros. O curso de graduação forma profissionais aptos para planejar, analisar e desenvolver sistemas de energia.

O engenheiro de energia lida com todas as fontes que compõem a matriz energética do Brasil. (Foto:Divulgação)

A profissão de engenheiro de energia

O trabalho do engenheiro inclui transporte, transmissão, distribuição e utilização da energia. Ao longo de sua formação, ele adquire conhecimentos para lidar com todas as fontes que compõem a matriz energética do Brasil, como energia solar, hídrica, eólica, biomassa, petróleo, gás natural, carvão e até mesmo material radioativo.

O mercado de trabalho para o engenheiro de energia é bem amplo e promissor, principalmente por causa dos investimentos em novas fontes renováveis de energia. Ele pode trabalhar tanto em empresas públicas como em privadas, sendo que as melhores oportunidades estão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O profissional pode trabalhar com energia eólica. (Foto:Divulgação)

De acordo com o CREA-SP, o salário inicial do engenheiro de energia é R$ 3.732,00.

Onde fazer o curso de Engenharia de Energia?

O curso de graduação em Engenharia de Energia tem duração de cinco anos. Sua grade curricular inclui disciplinas como matemática, física, informática e economia. Há também disciplinas que abordam temas específicos, como eletricidade, energia solar e potenciais hidráulicos. Os alunos estudam ainda a legislação e as normas que regem o setor energético.

Confira a seguir algumas instituições de ensino superior que oferecem o curso de Engenharia de Energia:

UFABC
A Universidade Federal do ABC oferece um curso de engenharia de Energia, que visa formar profissionais competentes e preparados para atuar no setor.

UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina também se destaca com o seu curso de Engenharia focado no setor energético. Normalmente a instituição abre 80 vagas anuais.

UnB
A Universidade de Brasília forma engenheiros de energia, oferecendo os conhecimentos necessários para a otimização energética.

A PUC Minas oferece o curso de Engenharia de Energia. (Foto:Divulgação)

PUC Minas
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais tem Engenharia de Energia como uma das suas opções de curso. As aulas acontecem durante o período da manhã ao longo de 10 semestres.

UERGS
A Universidade Estadual do Rio Grande Sul tem um dos melhores cursos de Engenharia de Energia do Brasil. As aulas são ministradas na unidade de Novo Hamburgo.

UNESP
A Universidade Estadual Paulista está abrindo um curso de Engenharia de Energia na unidade de Rosana. Apesar de ser uma novidade, a formação já está inclusa no vestibular 2014.  Os interessados podem se inscrever no processo seletivo até o dia 15 de outubro.

Top