Curso De Desenho Com Pastel Seco

A arte com pastel seco é uma técnica que há séculos tem sido explorada pelos artistas plásticos. O material foi usado pela primeira vez…

Por Isabella Moretti em 04/02/2011

A arte com pastel seco é uma técnica que há séculos tem sido explorada pelos artistas plásticos. O material foi usado pela primeira vez por Leonardo Da Vinci e foi capaz de personalizar o estilo de colorir do pintor renascentista. O pastel seco pode ser encontrado em barras ou lápis em diferentes cores e consegue dar realismo aos desenhos.

Apesar de a técnica ser antiga, muitas pessoas ainda apostam no pastel seco para elaborar as obras. O material trabalha com as cores de forma elegante, permitindo a combinação de tons e efeitos que a tinta óleo não é capaz de proporcionar. Pintar a seco requer cuidado, treino e um bom traço para não prejudicar a aparência da produção artística.

Antes de usar pastel seco na obra de arte, é necessário fazer o desenho com um traço bem suave e elaborar uma espécie de estratégia para a produção. A aplicação de cores deve ser feita com cuidado, isso porque há dificuldade de apagar o material.

O pastel seco não permite mistura como as tintas a óleo, ou seja, a combinação de cores precisa ser feita no papel. Em espaços mais delicados, como o rosto, o acabamento pode ser feito a lápis, caso contrário vale a pena apostar nas barrinhas para fazer sombras e outros efeitos. Ao dominar a técnica, o artista estará apito a desenhar imagens como uma realidade incrível.

O curso de desenho com pastel seco é oferecido pelas principais escolas especializadas no ramo ou mesmo pela internet. Nessa formação, os alunos aprendem os princípios da técnica e as formas de combinar as cores para chegar ao efeito estético perfeito. Muitas pessoas entram no curso para aprender a desenhar e colorir com realismo os retratos de pessoas.  

Quem não possui tempo de freqüentar uma escola de desenho pode optar pelo curso a distancia e adquirir habilidade com o pastel seco. Em primeiro lugar o aprendiz precisa comprar os materiais adequados para a técnica (lápis, barras, papéis e spray finalizador). Os cursos pela internet normalmente oferecem um rico material didático para estudos e propõem exercícios.

O site Atelier Online disponibiliza o curso básico para pintar a pastel, expondo a técnica com cuidado e oferecendo dicas para iniciantes. Os tutoriais explicam as diferenças dos pastéis, as formas de aplicação e os tipos de superfícies compatíveis com o material. As aulas online de desenho com pastel seco exploram a harmonia das cores e a melhor forma de aplicar a técnica.

Para descobrir como desenhar com pastel seco, acesse o site Atelier Online.

Top