Curso de Consultor de Vendas

No mercado que nós temos hoje, é de extrema importância conhecer seu cliente em todos os seus detalhes. É preciso saber a classe social…

Por Redacao em 26/07/2011

No mercado que nós temos hoje, é de extrema importância conhecer seu cliente em todos os seus detalhes. É preciso saber a classe social em que ele está inserido, sua faixa etária, seus gostos, estilo de vida e muitos outros fatores determinantes para uma venda bem sucedida. No mercado, há profissionais especialistas em entender o mercado e oferecer soluções de abordagem do cliente no momento da venda. O trabalho dele é justamente reverter situações difíceis no mercado com seu conhecimento sobre determinado consumidor.

São os detalhes mínimos que às vezes podem comprometer o lançamento de um produto. Pegue como exemplo um carro: vários são lançados anualmente, mas é claro que alguns vendem melhor. Razões para isso? Podem variar de um simples detalhe do interior, da falta de alguma função eletrônica como uma entrada para USB, ou ainda o design inteiro do modelo.

Atualmente, os carros mais vendidos têm um desenho mais arredondado, que puxam mais para um lado futurista. Carros mais “quadrados” vendem menos, isso é fato. Mas isso é um detalhe que abrange as pesquisas de opinião como um todo. Na hora de fazer um carro específico para um público, muita coisa é levada em consideração.

Imagine um exemplo de carro destinado a uma classe mais baixa, outro para a classe média e um último para uma mais alta. O primeiro certamente tentará oferecer o máximo de conforto de acordo com seu valor e provavelmente terá um preço relativamente acessível. Quanto ao de classe média, ele terá mais confortos e algumas características específicas para ajudar o bolso do indivíduo. Em relação ao último, tudo é bastante exagerado, uma vez que é certo que quem compra realmente tem o dinheiro para isso, então tudo é oferecido da melhor maneira.

Sabendo de detalhes como estes, poder aquisitivo do público-alvo, gostos, estilo de vida, etc, que um consultor de vendas vai preparar seu plano de ataque. Claro que os conhecimentos dependem totalmente da ocasião, carros não são o único caso. O consultor de vendas deve saber agir em etapas e elas se dividem basicamente nessas partes:

  • Primeiro se deve avaliar a situação da empresa que o contratou. Analisar as causas dos problemas na venda.
  • Feito isso, a dica é se  familiarizar com o cliente, isso é muito importante.
  • É aconselhável sugerir uma solução depois da análise bem feita, oferecer os possíveis recursos para que ela seja bem conduzida e acompanhar o processo até o final.

A tarefa não é simples, o consultor de vendas precisa estar sempre ligado nas necessidades dos consumidores e é importante que também seja bastante versátil e eficiente ao mesmo tempo. Além de tudo isso, é um mercado fértil, afinal empresas sempre precisarão de profissionais que equacione problemas para entender o mercado de vendas, e é aí que você entra.

Para os interessados nesta área, existem ótimos cursos. Para começar, você pode visitar o site Curso de Vendas. Aqui você confere um dos melhores cursos existentes no Brasil. Também vale a pena ver o site da ADM, que oferece outro excelente curso da área. Todos são boas oportunidades para aperfeiçoar-se profissionalmente e agregar mais valor a esta requisitada função.

 

 

 

Top