Curso de Bovinocultura de Corte Gratuito

Produtores rurais que trabalham com Bovinocultura de Corte e Leite tem uma ótima oportunidade de qualificação profissional em vista. O curso de Capatazia na…

Por Redacao em 17/07/2011

Produtores rurais que trabalham com Bovinocultura de Corte e Leite tem uma ótima oportunidade de qualificação profissional em vista. O curso de Capatazia na Bovinocultura de Corte e Leite que será oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Durante o segundo semestre de 2011, o curso será realizado em seis edições, marcadas para os meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Os cursos serão realizados em parceria com a Cindasc, na cidade de Indaial (SC).

Os interessados em se inscrever no curso devem ter no mínimo 18 anos, além de estarem exercendo (ou pretenderem exercer) as atividades de capatazia na pecuária leiteira ou de corte. Para fazer parte das turmas, os produtores rurais devem entrar em contato com o Sindicato Rural mais próximo de sua cidade e informar o interesse.

Conteúdo programático

Com duração de 32 horas/aula, divididas entre teoria e prática, os principais assuntos tratados serão nutrição, manejo de bovinos, melhoramento genético, raças e linhagens, sanidade animal e implantação de programas de inseminação artificial em propriedades e comunidades rurais. O conteúdo programático do curso vai contemplar 13 abordagens principais:

– os principais aspectos da cadeia produtiva;

– aparelho digestivo dos bovinos;

– componentes nutricionais dos alimentos;

– sistema reprodutivo;

– instalações básicas;

– procedimento do nascimento e desmame;

– contenção de bovinos;

– higiene e limpeza das instalações;

– controle de parasitas;

– identificação das principais doenças;

– controle de incidência de doenças;

– práticas zootécnicas;

– avaliação final e encerramento.

Os cursos contarão com um rebanho com 100 matrizes bovinas e outros materiais necessários, todos disponibilizados pelo Cidasc.

Outras informações:

Posto Agropecuário de Indaial
Rua Marechal Deodoro, 4500 – Bairro Warnow
Telefone: (47) 3333.0577

EaD Senar

O Senar/SC mantém, em seu portal, uma seção dedicada à Educação a Distância, para contribuir para a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural. Com isso, pretende-se aumentar a rentabilidade dos negócios e garantir a sustentabilidade do meio ambiente, fator muito importante nos dias atuais. Os usuários inscritos no portal têm acesso gratuito aos cursos que são ministrados via Internet, a comunidades de prática e a cartilhas educacionais.

Atualmente, o EaD Senar está com vagas abertas para os seguintes cursos de Educação a Distância: Escola do Pensamento Agropecuário, Empreendedorismo e Gestão de Negócios, Inclusão Digital e Qualidade de Vida.

O EaD Senar já capacitou mais de 34 mil produtores e trabalhadores rurais em todo o Brasil apenas no primeiro semestre de 2011. Como reconhecimento da qualidade e do alcance do projeto, o Senar recebeu, no mês de junho, o Prêmio E-Learning Brasil 2011/2012, em São Paulo, que tem o objetivo de estimular as organizações empresariais e de ensino a utilizarem recursos tecnológicos na promoção do aprendizado.

Para saber como participar, acesse: http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/ .

Top