Curso de Berçarista Cruz Vermelha – São Paulo

Dentro da vasta e complexa área da medicina, as especializações variam em inúmeras quantidades e tipos. Quando você vai à um clínico geral, muitas…

Por Redacao em 12/07/2011

Dentro da vasta e complexa área da medicina, as especializações variam em inúmeras quantidades e tipos. Quando você vai à um clínico geral, muitas partes do seu corpo são examinadas rapidamente. Agora, imagine que todas elas podem receber uma especialização, uma análise mais aprofundada, feita um profissional atuante naquilo e somente naquilo.

Além das partes do corpo, as faixas etárias também podem exigir uma certa especialização. No caso daqueles gostariam de trabalhar com pacientes que ainda estão aprendendo suas primeiras palavras (crianças e bebês), existe o curso de berçarista.

Aqui, a principal meta é saber todas as características específicas de um ser humano de 0 a 6 anos. Todas as noções envolvendo aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais são estudados detalhadamente. Crianças de Escolas de Educação Infantil, Creches, Clínicas Pediátricas, Maternidades, Espaços de Criação Infantil e Residências são o alvo de quem planeja entrar nessa área. É preciso dedicação e, acima de tudo, é preciso amar todas as crianças.

O conteúdo estudado é bastante complexo e variado. Confira aqui a lista quase completa do que você irá ver:

  • Berçário- Aspectos Sócio Culturais: instituições, mercado de trabalho, ser criança, ser mãe e ser profissional.
  • Gestação- Um Processo de Vida: aspectos biológicos, fecundação, hereditariedade, etc.
  • Os Primeiros Dias de Vida do Recém-Nascido: sono e repouso, reflexos, cuidados especiais com o recém-nascido, alimentação, entre outros.
  • Criança Saudável e Criança Doente: vacinação, doenças mais comuns na infância, prescrição média, etc.
  • O Bebê é um Ser Vivo – Seu Canal de Comunicação é a Sensação: prazer e desprazer, continência, sono e outros.
  • O Primeiro Ano de Vida: área sensorial, área motora,  área afetiva, área cognitiva.
  • Cuidados e Preparos para a Prática: Higiene do Bebê: produtos utilizados, higiêne bocal, higiene do coto umbilical.
  • Situações de Emergência e Urgência com o Bebê: período de risco, definições, avaliação situacional, principais acidentes e cuidados básicos.
  • O Movimento do Segundo Ano de Vida: aprendendo a falar, energia, corpo e movimento, limite e noção de perigo.
  • O Desenvolvimento: Um Processo Contínuo: a fantasia e o egocentrismo, a sexualidade infantil, linguagem, desmame e independência.
  • Aos 4 Anos já Estou Crescendo e aos 5 e 6 Anos já Estou Grande!: estrutura psíquica, alfabetização, a fase do porque e outras.
  • Módulo Teórico Prático: pesquisa sobre aleitamento materno e alimentação infantil, visita a uma creche ou escola infantil – com produção de relatório.

Na Cruz Vermelha, o curso tem uma carga horária de 40 horas e possui dois horários: das 08h:00 até as 16h:00 aos sábados e das 13h:00 até as 19h:00 de segunda a sexta. O valor fica por R$ 300,00 e o pagamento pode ser feito em até duas vezes no cheque ou no cartão. Para fazer a matrícula, leve seus documentos (uma cópia do RG, CPF e um Comprovante de Residência com o CEP). Se você tem interesse por esta área nobre e cheia de compensações oferecida  pelo convívio com as crianças, não deixe de fazer este excelente curso da Cruz Vermelha. Para mais informações sobre ele, visite o site CVBSP e tire suas demais duvidas.

 

Top