Curso De Apreciador De Cervejas

O curso de apreciador de cervejas é ainda uma novidade nos institutos de ensino, mas aos poucos está conquistando as pessoas com a sua…

Por Isabella Moretti em 18/03/2011

O curso de apreciador de cervejas é ainda uma novidade nos institutos de ensino, mas aos poucos está conquistando as pessoas com a sua proposta de formação. Os estudantes dessa área aprendem a degustar e apreciar o sabor de diferentes tipos de cervejas, além de conhecer a história por trás da bebida e a maneira correta de servi-la.

O primeiro curso de sommelier de cervejas foi lançado em São Paulo ano passado e logo de cara já conquistou vários alunos. Muitas pessoas que optaram por essa formação foram motivadas pela curiosidade ou mesmo gosto pela popular e conhecida “breja”. Quem já trabalhava com a apreciação de vinhos em restaurantes e adegas também se interessou pelo novo curso.

O sommelier de cervejas aprofunda seus conhecimentos sobre a cultura cervejeira e os diferentes sabores que essa mesma bebida pode possuir. Entrar em contato com produtos importados e avaliar o processo de fabricação da cerveja também são alguns pontos abordados pelo curso. Os apreciadores desenvolvem perfil sensorial, ou seja, sensibilidade para identificar sabor, aroma e consistência.

Um bom apreciador de cerveja precisa conhecer as expectativas do mercado, as principais marcas e todo o processo que envolve o momento de servi-la. Ao longo dos módulos no curso, o aluno aprende a elaborar uma carta de cerveja, tal como o sommelier faz com os vinhos em restaurantes.

O SENAC em São Paulo foi pioneiro na formação do Sommelier de Cervejas, apostando num conteúdo programático abrangente para habilitar profissionais na área. O curso sobre cervejas do Senac pertence a modalidade de Cursos Livres e está sendo promovido até o momento em duas unidades no estado, instaladas em Tatuapé e São José dos Campos.

O sistema de ensino do Senac é referência em qualidade em todo o país, sendo capaz de atualizar profissionais desgastados no mercado de trabalho ou mesmo habilitar novos. O Sommelier de Cervejas formado pelo Senac encontrará muitas oportunidades de atuação em hotéis, restaurantes, bares, cervejarias e até mesmo nas indústrias de cervejas.

O conteúdo programático do curso de Sommelier de Cervejas aborda temas como consumo consciente e responsável, história da cerveja, vocabulário apropriado, análise sensorial, impulsionadores de vendas, entre outros. Os alunos que concluírem a formação de 100 horas recebem um certificado aprovado pelo Senac e a Doemens Academy.

Aproveite essa oportunidade para se tornar um conhecedor de cervejas e atribuir novos títulos ao seu currículo.

Top