Curso aberto online UnB 2013

A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou um curso aberto online. Com esta iniciativa, a instituição se torna a primeira federal a trabalhar com esta modalidade de aprendizagem, que preza pela democratização do conhecimento.

A UnB lançou o seu primeiro curso MOOC. (Foto:Divulgação)

O 1º curso online gratuito da UnB

A UnB está seguindo o modelo de grandes universidades americanas, como Harvard e MIT. O lançamento do seu curso online gratuito está acontecendo pouco tempo depois da USP (Universidade de São Paulo) apresentar o primeiro Mooc (sigla em inglês para curso aberto, online e em massa) da América Latina.

O curso aberto da Universidade de Brasília foi elaborado em parceria com o portal Veduca, que já apresenta várias videoaulas em português para transformar o conhecimento em um bem público.

A nova aposta da UnB é o curso online de Bioenergética. O Mooc é o primeiro do país que integra a área de saúde, compondo assim a galeria do Veduca que já tem os cursos abertos de física básica e probabilidade estatística.

O novo curso é sobre Bioenergética e garante certificado. (Foto:Divulgação)

Ainda neste segundo semestre de 2013, outras instituições devem lançar cursos abertos gratuitos em parceria com o Veduca, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo (PUC-SP) e do Rio (PUC-RJ).

De acordo com o fundador do site Veduca, os cursos abertos vão valorizar a especialidade de cada instituição. A ITA, por exemplo, é grande no setor de aeronáutica. Já a FGV se destaca nas áreas de administração, economia e direito.

Como é o urso de Bioenergética?

Os internautas que participarem do curso de Bioenergética terão a chance de ampliar os conhecimentos sobre Biotecnologia, uma área na qual a tecnologia é baseada na biologia aplicada à agricultura, alimentos e medicina.

As aulas online da UnB abrangem o estudo dos organismos vivos na produção de bens e serviços. Os alunos entrarão em contato com disciplinas como biologia molecular, genética, bioquímica, embriologia, robótica, tecnologia da informação, engenharia química, entre outras.

São ao todo 16 horas de aula. (Foto:Divulgação)

O curso online da UnB tem duração de 16 horas. Os participantes podem optar por receber certificado após a conclusão, mas para isso é necessário se inscrever no curso. A evolução será acompanhada na plataforma Veduca e, ao final das aulas, o aluno agenda a sua prova presencial. Também é possível participar de testes online, debates com o professor e fóruns de discussão.

As aulas de Bioenergética são grátis e, se o aluno não quiser receber certificado, ele pode simplesmente assisti-las.

Acesse o site Veduca e aproveite.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0