Curiosidades sobre os papas através da história

O Papa Bento XVI declarou que deixará seu posto oficialmente no dia 28 de fevereiro, quando formalizará o pedido junto a Igreja Católica. O…

O Papa Bento XVI declarou que deixará seu posto oficialmente no dia 28 de fevereiro, quando formalizará o pedido junto a Igreja Católica. O cardial fez a declaração nessa manhã, durante o seu tradicional discurso.  Nos dois mil anos de história a Igreja modificou várias vezes as modalidades para a escolha de um novo Papa até chegar a fórmula atual do conclave. Nenhuma indicação no Evangelho fala do modo como o sucessor do Santo Padre deve ser eleito. Conheça a seguir outras curiosidades sobre os Papas:

As escolhas de Papas são curiosas por si só (Foto: Divulgação)

Bento XVI é o primeiro a renunciar nos últimos 600 anos

Não é comum ver um Papa renunciar ao posto máximo da Igreja Católica, por isso, a solicitação feita por Bento XVI é curiosa. O último líder católico que deixou o posto sem ser por motivo de falecimento fez isso há 600 anos. Em 1415, o Papa Gregório XII anunciou a saída do posto para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé.

Saiba mais sobre: Papa utiliza um tablet para acender a maior árvore de Natal do mundo

Bento XVI renuncia oficialmente no dia 28 de fevereiro (Foto: Divulgação)

Momento de turbulência da Igreja Católica ocasionado por Papas

Na época da primeira renuncia de um Papa a Igreja Católica vivia uma grande crise que era denominada Grande Cisma do Ocidente, que teve duração de 1378 a 1417 e levou a três sedes papais: Avignon (França), Roma e Pisa. Desse modo, o posto passou a ser disputado por três pontífices, um Papa (de Roma) e dois Antipapas (de Avignon e Pisa). Gregório XII tinha como oponentes Bento XIII e Alexandre V. Em 1415, Gregório XII deixou o cargo no Concílio de Constança, depois de sofrer grande pressão dentro da Igreja. Outra curiosidade desse Papa é que ele faleceu somente dois anos depois desse momento. O concílio elegeu em 1417 o Papa Martinho V.

Leia Também:  Bunda brasileira vira comemoração croata

Leia também: Papa Bento XXI renuncia pontificado dia 28 de fevereiro

Veja a seguir uma lista de curiosidades sobre Papas

• Urbano VII foi o Papa que ficou menos tempo como líder Católico: apenas 12 dias em setembro de 1590;

• Ao menos 14 Papas ficaram menos de um mês no posto;

• O papa João Paulo I, antecessor de João Paulo II, ficou somente um 30 dias no cargo;

• Antes de João Paulo II, o último Papa que não era italiano tinha sido o holandês Adriano VI, em 1523;

• Benedito IX tinha somente 15 anos de idade quando foi intitulado Papa, em 1032. Durante 12 anos de pontificado acabou sendo deposto três vezes, mas sempre teve o cargo restituído;

• Alguns Papas conquistaram o cargo por serem parentes de outros lideres religiosos. Veja alguns exemplos: Alexandre VI (pontífice entre os anos de 1492 e 1503), sobrinho de Calisto III e Pio III (1503), sobrinho do papa Piccolomini;

• Benedito VIII, eleito papa em 1012, subiu ao trono de Roma sem sequer ser padre;

• Que 74 Papas da história da Igreja Católica tornaram-se  santos reconhecidos.

Top