Curiosidades sobre os gatos

Gatos são animais que apresentam muitas curiosidades, muitos hábitos e capacidades que podem impressionar. Como os gatos, os humanos também são curiosos, por isso…

Por Redacao em 04/01/2012

Gatos são animais misteriosos (Foto:Divulgação)

Gatos são animais que apresentam muitas curiosidades, muitos hábitos e capacidades que podem impressionar. Como os gatos, os humanos também são curiosos, por isso o interesse em informações sobre os hábitos, manias e capacidades que esses felinos apresentam. Isso pode ajudar a entender os motivos de um felino ter determinada ação em casa.

Os felinos, principalmente os gatos, são animais que apresentam características misteriosas, mais por participarem de lendas que por seus hábitos. Muitas características físicas são mais “intensas” que as do humano ou do cão, pois os gatos possuem hábitos muito diferentes que os citados.

Um exemplo seria a capacidade de sua audição. Enquanto os gatos ouvem até 65 kHz (Kilohertz), o homem tem uma capacidade de apenas 20 kHz. Os ouvidos pontudos ajudam a canalizar e amplificar os sons, sendo que as orelhas têm a capacidade de girarem independentemente a quase 180 graus.

Algo bem interessante é que gatos com olhos azuis e pelagem branca, geralmente são surdos. Mas claro, que pode existir exceção a regra. Proporcionalmente ao corpo, os gatos também são os mamíferos que apresentam os maiores olhos, mas não quer dizer que eles tenham uma grande capacidade de enxergar.

Gatos brancos de olhos azuis geralmente são surdos (Foto:Divulgação)

À noite, os gatos enxergam seis vezes mais que os humanos, pois necessita de apenas 1/6 de quantidade de luz que o homem precisa para poder enxergar.  Apesar dos gatos poderem ver as cores azul, amarela e verde. De acordo com estudos científicos não se sabe ao certo se eles conseguem ver a cor vermelha.

Como eles são muito sensíveis a luz, os gatos têm pupilas verticais. Quando estão abertas elas ocupam um espaço bem maior comparado com o do homem.

Os felinos domésticos possuem um órgão olfatório, chamado de órgão de Jacobson, que se localiza no céu da boca. Esse órgão é como se fosse um analisador de odores, é como se os gatos pudessem saber o gosto do que cheiram. Por isso, se em algum momento o gato estiver de boca aberta de forma estranha, o motivo é que ele pode ter sentido algum cheiro muito forte.

Com apenas 100 raças de gatos domésticos, eles conseguem correr até 50 km/h e é a única espécie que mantém sua cauda ereta enquanto anda.

Da mesma forma que cães urinam para marcar território. Os gatos se esfregam para deixar sua “assinatura”, seu cheiro. De forma geral, eles se esfregam também naqueles que consideram serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer uma subserviência, é apenas um pedido de amizade.

Os gatos são cheios de manias (Foto:Divulgação)

A expectativa de vida de um gato sem dono é cerca de três anos, enquanto que um gato com um dono e com uma casa tem uma expectativa de dezesseis anos. Uma gata foi considerada a que viveu mais tempo, foram trinta e quatro anos de vida.

Gato que é gato é curioso. Humano que é humano também é curioso, então, não estamos tão distantes dos gatos como imaginávamos.

Top