Curiosidades sobre o Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, no Brasil é comemorado o Dia das Crianças, no mesmo dia em que é instituído como o dia da…

Por Élida Santos em 29/09/2014

No dia 12 de outubro, no Brasil é comemorado o Dia das Crianças, no mesmo dia em que é instituído como o dia da padroeira religiosa do país, Nossa Senhora Aparecida. A data é a segunda mais importante para o comércio nacional, perdendo somente para o Natal. Os pequenos amam essa data, pois são as grandes estrelas da festa. Porém, alguns pequeninos não são contemplados devido à condição financeira de seus pais.

Dia 12 de outubro resgate a criança que existe em você (Foto: Divulgação)

Pensando nessas crianças, algumas instituições recolhem brinquedos para doações. O Instituto da Criança, com sede no Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo, está recolhendo brinquedos para doações. O mesmo acontece no Fundo Social de Solidariedade, que está sob responsabilidade administrativa das prefeituras de todo país.

Confira também: Significado do Dia das Crianças

A exemplo do que ocorre no Natal, no Dia das Crianças, garotos e garotas carentes, deixam cartas nas unidades de Correios à procura de um padrinho. Os interessados em tornar esse dia 12 de outubro especial para uma criança que, provavelmente não ganharia nada, além de um sorriso nessa data, deve procurar os Correios mais próximo em busca de uma cartinha.

Dias das Crianças: Como tudo começou

O Dia das Crianças existe desde 1920, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho instituiu o decreto com a determinação.  Mas a data ganhou força somente em 1960, quando um proprietário de uma fábrica de brinquedos resolveu divulgar a data.

 

Além da divulgação o dono da fábrica Estrela, promoveu ações de marketing incentivando as famílias a presentearem a molecada com brinquedos. Na ocasião foi lançado a “Semana do Bebê Robusto”. A estratégia deu muito certo e sua fabricada vendeu milhares de brinquedos naquele ano.

Leia também: Passeios para fazer no dia das crianças

Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito, aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

Em outros países o Dia da Crianças é em outra época (Foto: Divulgação)

Dia das Crianças no Japão

Já no Japão, o dia o Dia das Crianças é comemorado em 5 de maio para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, e para as meninas a comemoração é no dia 3 de março, com exposição de bonecas. A China também comemora a data no dia 5 de maio.

Dia das Crianças na Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, a comemoração é realizada todo primeiro domingo de março. O diferencial dessa data no país, é que a festividades não é só mais uma data para entregar ou trocar presentes, mas sim para aproveitar o dia com a família, brincar com as crianças e ficar de papo para o ar.

Dia das Crianças Moçambique

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de junho. Essa data é marcante para a nação, pois muitas crianças foram assassinadas cruelmente a sangue frio, pelas forças armadas nazistas, na mesma data, em 1943. O dia não é de comemoração, mas sim de reflexão e proteção as crianças do país.

Top