Curiosidades sobre golfinhos

Os golfinhos são animais interessantes e carismáticos, isso porque eles conseguem demonstrar bastante simpatia pelos humanos. Ao contrário do que se pensa, eles não…

Os golfinhos são mamíferos aquáticos (Foto:Divulgação)

Os golfinhos são animais interessantes e carismáticos, isso porque eles conseguem demonstrar bastante simpatia pelos humanos. Ao contrário do que se pensa, eles não são peixes, mas sim mamíferos marinhos.

Estes animais meigos e inteligentes intrigam grande parte das pessoas que desejam saber mais sobre a vida dos mamíferos do mar e das costas litorâneas. Confira algumas informações:

Os golfinhos possuem a capacidade de nadar até uma velocidade de 40km/h e também de nadar cerca de 300 metros para baixo, ficando sem respirar por até oito minutos. Eles também costumam dar muitos saltos, alguns atingindo cinco metros acima da água.

Os golfinhos saltam até 5 metros de altura (Foto:Divulgação)

Estes mamíferos aquáticos costumam viver em grupo, sendo encontrado centenas deles vivendo juntos. Quanto a expectativa de vida da espécie, ela é bem alta para o padrão animal, eles podem viver cerca de 25 a 30 anos. Existem aproximadamente 36 espécies de golfinhos e para o seu espanto a Orca é um deles.

Sua diversão principal é nadar na superfície e acompanhar as embarcações,  demonstrando sua agilidade, velocidade e acrobacias incríveis. Além disso estes animais adoram se comunicar através de vocalizações como estalos e assobios.

Quanto a reprodução, ela ocorre a cada dois ou três anos e a gestação acontece por onze meses. O filhote nasce com mais ou menos um metro e é amamentado por até quatorze meses.

A sua respiração também é um assunto interessante, visto que o golfinho é um mamífero e não respira na água da mesma forma que os peixes. Eles precisam periodicamente sair da água para respirar, pois possuem um orifício na parte superior da cabeça chamado respiradouro. Este respiradouro se fecha toda vez que o golfinho submerge, para que não entre água em seus pulmões, porém quando voltam a superfície eles expelem o ar pela passagem e tomam fôlego mais uma vez.

Os golfinhos vivem em média 25 anos (Foto:Divulgação)

A convivência em grupo é um forte ponto na sociedade dos golfinhos, pois juntos sobrevivem a predadores e conseguem caçar com mais facilidade. Seus alimentos preferidos são peixes e Lulas.

Leia Também:  Torre Cayan, maior prédio retorcido do mundo: saiba mais

Os golfinhos são frequentemente confundidos com os botos, porém, estes são animais de água doce enquanto os golfinhos vivem, predominantemente, nos mares e oceanos. Estes mamíferos aquáticos pesam cerca de 110 quilos e podem chegar a medir até 3,2 metros.

Os golfinhos são animais interessantes pois são mamíferos muitos dóceis que vivem nos mares e no litoral de quase todos os lugares do mundo. Saber mais sobre estes animais pode contribuir para preservação, bem como, o respeito por esses seres da natureza e seus hábitos.

Top