Curiosidades sobre canhotos

A origem do canhotismo ainda é desconhecida por parte dos especialistas. Apesar de haverem várias teorias que tentam explicá-la, a maioria apresenta algumas objeções,…

A origem do canhotismo ainda é desconhecida por parte dos especialistas. Apesar de haverem várias teorias que tentam explicá-la, a maioria apresenta algumas objeções, tornando o assunto obscuro e alvo de bastante mistério.

Teorias sobre a origem do canhotismo

A origem do canhotismo ainda é alvo de mistério entre os especialistas. (Foto: Divulgação).

Em 1998, pesquisadores da Universidade de James McDevitt, em Oklahoma, tentaram verificar se o canhotismo era determinado geneticamente. O estudo revelou que quando ambos os pais são canhotos, a chance do filho também ser é de aproximadamente 26%. O resultado indicou que a genética não possui um papel tão decisivo na determinação desta característica, como alguns especialistas suspeitavam.

Outras teorias associam o canhotismo a quantidade de testosterona pré-natal. De acordo com os estudiosos que defendem esta tese, altos níveis de testosterona pré-natal resultam numa pré-disposição para o desenvolvimento do uso do lado esquerdo.

Conheça as principais teorias sobre o fim do mundo.

Em média, os canhotos representam 10% da população mundial. (Foto: Divulgação).

Há ainda quem associe o fato de ser canhoto a situações de estresse que ocorrem no momento do parto. Entretanto, esta teoria apresenta algumas limitações, como por exemplo, a dificuldade de se explicar a manutenção na proporção de canhotos mesmo com o avanço da medicina, inclusive no que se refere à realização de partos.

Outra hipótese diz que o canhotismo tem ligação com a divisão dos hemisférios cerebrais para a realização de trabalho. Apesar de ser mais aceita do que as demais, esta teoria possui uma série de obstáculos, o que, sem dúvida, evidencia a complexidade do assunto.

Faça o teste para descobrir se você tem reunião motora.

Curiosidades sobre canhotos

Existe um número significativo de crianças canhotas com QI acima de 131. (Foto: Divulgação).

Mesmo não sabendo plenamente o motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem mais o lado esquerdo do corpo, os cientistas já conhecem algumas curiosidades relacionadas ao canhoto. Abaixo, você pode conferi-las.

Leia Também:  Presidente - Eleições 2010 Resultados

• Os canhotos representam cerca de 10% da população mundial;
• Problemas como gagueira e dislexia são mais comuns em canhotos, principalmente naqueles que foram forçados a trocar de mão na infância;
• Em geral, os canhotos se recuperam de derrames de forma mais rápida do que os destros;
• Os canhotos têm mais facilidade de processar várias informações simultaneamente;
• Na Idade Média, escrever com a mão esquerda era passível de morte;
• Os canhotos têm uma tendência maior a serem pessoas criativas;
• Existe um número significativo de crianças canhotas com QI acima de 131;
• O dia do canhoto é celebrado em 13 de agosto.

Top