Curiosidades sobre alianças de compromisso

Confira Curiosidades sobre alianças de compromisso. Hoje em dia a aliança pode ser usada para diversos estados do casal como compromisso, noivado e casamento. A…

Por Redacao em 07/10/2014

Confira Curiosidades sobre alianças de compromisso. Hoje em dia a aliança pode ser usada para diversos estados do casal como compromisso, noivado e casamento. A aliança de compromisso é um anel de prata ou ouro utilizado por casais de namorados para demonstrar fidelidade e seriedade do namoro, utilizado normalmente quando se completa 1 ano de namoro. É uma forma de demonstrar que o namoro é sério, embora no momento ainda não tenham a intenção de se casar.

Leia também: Alianças diferentes: dicas, fotos

Curiosidades sobre alianças de compromisso - As alianças de compromisso se tornaram uma das fases que muitos casais passam até chegar ao casamento (Foto: Divulgação)

Curiosidades sobre alianças de compromisso

Antigamente era apenas usada para o casamento sendo parte de uma tradição de 48 séculos.  Já existia entre os egípcios por volta de 2.800 antes de Cristo. Para eles, o círculo, não tem começo nem fim, representava a promessa de eternidade que os noivos se fazem. A colocação do anel no dedo anular da mão esquerda foi invenção grega do tempo de Homero, pois os gregos do oitavo século antes de Cristo acreditavam que uma veia desse dedo ia diretamente ao coração, o que permitia todos os simbolismos românticos.

A aliança do homem tem o nome da mulher e a data do início do namoro gravada e vice versa. Alguns preferem gravar os dois nomes em ambas, seguidos da data. Alianças de compromisso são usadas no dedo anelar da mão direita, podendo usar-se também no mesmo dedo o anel de noivado.

Leia mais Alianças de compromisso: fotos 

Alianças de compromisso facilitam na identificação de quem está solteiro e quem está namorando (Foto: Divulgação)

Entre as curiosidades sobre alianças de compromisso também temos a explicação da cor prata, que é escolhida por dois motivos: a cor prata serve para diferenciá-la de uma aliança de casamento ou de noivado, que normalmente é de ouro amarela. E também pelo custo: não há necessidade de se gastar tanto com esta aliança, pois ela será substituída por uma aliança de ouro quando o casal decidir se casar.

Na aliança de compromisso você pode gravar o primeiro nome dele ou dela. Se preferir, pode colocar também a data de início do namoro. Outra alternativa é que as duas alianças tragam o primeiro nome dos dois. Exemplo: Camila & Ricardo.

A aliança de compromisso pode ser de diversos tipos com nomes gravados e detalhes em ouro (Foto: Divulgação)

Na hora de entregar a aliança o momento certo vai depender da afinidade do casal: quando ambos sentirem que o relacionamento está maduro o suficiente para se tornar um compromisso mais sério. E o homem deve usar toda sua criatividade e romantismo para oferecer a aliança de compromisso de uma maneira especial. Nossas dicas são aniversário de namoro, dia dos namorados ou em um dia qualquer, para surpreender a mulher.

Bodas de namoro

Além destas Curiosidades sobre alianças de compromisso, temos as bodas de namoro, que muitos não sabem mas a cada ano de compromisso pode ser comemorado um tipo diferente de boda:

Confira: Modelos de aliança, marcas, preços e sugestões 

Comemore as bodas com seu amor (Foto: Divulgação)

  •  1 ano de namoro – bodas de kama sutra
  • 2 anos de namoro – bodas de dedo-de-moça
  • 3 anos de namoro – bodas de cristal
  • 4 anos de namoro – bodas de quartzo azul
  • 5 anos de namoro – bodas de paixão
  • 6 anos de namoro – bodas de rosas
  • 7 anos de namoro – bodas de tulipas
  • 8 anos de namoro – bodas de flor de jade
  • 9 anos de namoro – bodas de orquídeas
  • 10 anos de namoro – bodas de milagre
  • 11 anos de namoro – bodas de romance
  • 12 anos de namoro – bodas de estrela do mar
  • 13 anos de namoro – bodas de sereia
  • 14 anos de namoro – bodas de doce de leite
  • 15 anos de namoro – bodas de amor eterno

Top