Curiosidades sobre a vida de Nelson Mandela

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela permanece internado nesta terça-feira (11 de junho). Esse é o quarto dia seguido que esse ícone…

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela permanece internado nesta terça-feira (11 de junho). Esse é o quarto dia seguido que esse ícone mundial segue na unidade de terapia intensiva para tratar uma infecção pulmonar. Os sul-africanos estão comovidos com a situação de Mandela e se reúnem para fazer orações que clamam a melhora do ex-presidente que lutou contra o apartheid. Como uma forma de homenagem, resolvemos mostrar algumas curiosidades sobre Nelson Mandela.

Nelson Mandela ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1993 (Foto: Divulgação)

Nelson Mandela curiosamente é filho de ex-chefe de tribo africana

O pai de Nelson Mandela, Henry Mandela, foi chefe da tribo dos tembus. Isso quer dizer que esse homem que lutou pela libertação dos menos favorecidos tem no sangue a liderança. Já a sua mãe, Nosekeni Fanny, era a terceira das quatro esposas de Henry.

Nelson Mandela tem outro nome de registro

Conhecemos o ex-presidente da África do Sul por Nelson Mandela, mas na realidade seu nome verdadeiro é Rolihlahla, que, no idioma da tribo dos tembus, significa “encrenqueiro”. O nome Nelson foi escolhido por uma professora branca da escola metodista que ele frequentou, para facilitar a comunicação.

Envolvimento político de Mandela

Sua luta contra o apartheid começou quando ainda era um estudante de Direito. Aos 29 anos, uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) e, no ano seguinte, com a vitória daqueles que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se um membro ativo no Congresso. Em 1950 fundou a organização Liga Jovem do CNA, com a ajuda de Walter Sisulu e Oliver Tambo.

No começo, Nelson Mandela não aceitava atos violentes em prol da liberdade e da luta pela causa que defendia, mas isso mudou em 1960, após o massacre de Sharpeville no dia 21 de março, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros desarmados. O resultado da ação foram 180 feridos e 69 mortos. Depois do disso, o CNA de Mandela e outros grupos antiapartheid passaram a ser tratados como criminosos. Perante isso Nelson aceitou a luta armada e foi até comandante.

Nelson Mandela é uma personalidade mundial (Foto: Divulgação)

Prisão por 26 anos fez de Mandela um herói

Nelson Mandela ficou 26 anos preso por conta da sua luta contra o apartheid e pela sua recusa de parar de combater o governo que trabalhava sob o regime de segregação racial. Mesmo preso ele recebeu o Prêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos. Em 1993, Mandela e Klerk receberam o Prêmio Nobel da Paz pelos esforços para acabar com a segregação racial em seu país. Depois da pressão internacional, Mandela foi libertado em 1990.

Continuar Lendo  Curiosidades sobre Mandela

Top