Curiosidades sobre a cirurgia plástica

A cirurgia plástica é um procedimento que está se tornando mais comum no mundo a cada dia que passa. O Brasil é um país…

Lipoaspiração e prótese de silicone na mama estão entre as cirurgia plásticas mais procuradas pelas brasileiras . (Foto; Divulgação)

A cirurgia plástica é um procedimento que está se tornando mais comum no mundo a cada dia que passa. O Brasil é um país cheio de belas mulheres e homens mas boa parte deles estão sempre insatisfeitos com algo em seu corpo e por isso acabou se tornando o segundo país a realizar o maior número de cirurgias plásticas no mundo, estando atrás apenas dos Estados Unidos.

Nosso país ainda possui o segundo maior número de cirurgiões plásticos do mundo e se tornou uma referência no assunto, sendo que muitas pessoas vem de outros países para se submeterem a procedimentos aqui. No ano de 2009 foram realizadas mais de 640 mil cirurgias plásticas no Brasil, ou seja, são mais de 1.700 pessoas se submetendo a cirurgias plásticas por dia em todo o país e esse número só tende a crescer.

Apesar de ser considerada quase uma febre, a cirurgia plástica é bem antiga e há relatos de que as primeiras intervenções deste tipo tenham ocorridos em 800 a.C. O As primeiras cirurgias plásticas da qual se tem registros teriam acontecido há quase mil anos antes do nascimento de Cristo e consistiram em enxertos de pele usados na reconstrução de tecidos.

 

Curiosidades sobre a cirurgia plástica. (Foto; Divulgação)

O livro indiano Sushruta também fala sobre reconstrução facial na antiguidade e afirma que há cerca de dois mil anos, os que eram descobertos cometendo adultério tinham que ser marcados pelo resto da vida, tendo como condenação a amputação do nariz. Depois de terem o nariz cortados, cirurgiões tentavam ajudar estas pessoas, utilizando um retalho do braço e das pontas das orelhas na reconstrução do nariz.

Leia Também:  Pedras nos rins: esclareça as principais dúvidas

Também durante a primeira Guerra Mundial surgiram diversos casos de cirurgias reconstrutivas, já que com a chegada de novas armas e lutas ferozes, os médicos se deparavam com pessoas mutiladas, com mandíbulas esmagadas, além de buracos no rosto, no corpo e no crânio. A partir deste momento a cirurgia plástica começou a ganhar força e importância, já que muitos médicos passaram a se dedicar e estudar muito para devolver uma vida normal e profissão para aqueles que foram marcados pela guerra.

O Brasil está entre os países que mais realizam cirurgia plástica. (Foto; Divulgação)

Depois das cirurgias reconstrutivas, tanto médicos como paciente passaram a perceber que estes métodos restauradores poderiam ser utilizados para fins estéticos, para melhorar a aparência dos pacientes e desde então as cirurgias plásticas começaram a ganhar mais destaque e se desenvolverem com o passar dos anos.

Na busca do corpo perfeito, como os que são visto em filmes, séries e revistas, muitas pessoas recorrem as cirurgias querendo nariz de tal atriz, os seios da outra, os pés da outra, quando na verdade isso é algo impossível. Atualmente a cirurgia plástica é assunto bem polêmico que divide opiniões, e até mesmo gera preconceito em Hollywood, já que os produtores se dizem cansados de pessoas perfeitas, com corpos sarados, silicone, botox e outras intervenções do tipo.

Um fato importante para se pensar antes de fazer a cirurgia é no pós operatório, já que muitas intervenções requerem certo repouso, além de um pouco de dor até a recuperação total do paciente, além de pesquisar bastante sobre o médico para não cair nas mãos erradas.

Top