Curiosidades a respeito do natal

Existem várias curiosidades a respeito do natal. Aliás, o Natal é uma data comemorativa de origem religiosa, em que é comemorado o nascimento de…

Curiosidades a respeito do natal (Foto: Divulgação)

Existem várias curiosidades a respeito do natal. Aliás, o Natal é uma data comemorativa de origem religiosa, em que é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus. Entretanto, existem muitas lendas e curiosidades, envolvendo um dos dias mais importantes para a fé mundial, como a história do Papai Noel, marca registrada do natal,  sobre os símbolos que ajudam a compor o natal, como as árvores de natal, os presentes, entre outras coisas.

Leia mais informações sobre: Significado dos símbolos de Natal

Curiosidades a respeito do natal

O Papai Noel é o principal símbolo do natal, principalmente, nas famílias, que mantém a tradição de contar a lenda do bom velhinho que entrega presentes, para as crianças, nesta época do ano e essa é uma das principais curiosidades a respeito do natal. Na verdade, o “Papai Noel” foi inspirado no arcebispo de Mira na Turquia, São Nicolau Taumaturgo, isto no século IV. A história de Nicolau é repleta de generosidade, pois o bispo ajudava de maneira anônima as pessoas que passavam por dificuldades financeiras, doando sacos de moedas a elas. Para se manter no anonimato, ele colocava os sacos de moedas na chaminé. A história sobre o velhinho foi ultrapassando fronteiras, e a partir de sua chegada  na Alemanha, a história ganhou o mundo.

A história de Papai Noel ganhou o mundo e hoje ele é aguardado por gerações (Foto: Divulgação)

Com o passar dos anos a história foi se modificando, e ganhando novos atributos, como as renas voadoras, os duendes ajudantes, entre outras coisas. Sobre a roupa do papai Noel, muito se diz sobre a influência do refrigerante Coca-cola. No entanto, o que de fato aconteceu, é que a ideia inicial  do alemão Thomas Nast, em 1886, foi aderida pela Coca-cola em uma forte campanha publicitária.

História da Árvore de Natal

Muitas pessoas não sabem, mas a árvore de natal existe antes do nascimento de Jesus. No inverno, os povos indo-europeus enfeitavam as árvores, pois suas folhas caiam, e acreditava-se que o espírito da natureza havia fugido, portanto, para atraí-lo, as arvores eram enfeitadas.  A árvore de Natal originou-se da Alemanha no século16, a partir daí espalhou-se pela Europa e Estados Unidos.

Tanto a árvore de natal, quanto seus enfeites tem diversos significados, confira abaixo (Foto: Divulgação)

Enfeites de natal

Os enfeites da árvore de Natal, também, têm um significado, como: a pinha que representa a fartura e imortalidade; a pomba branca como sinal de paz, a cestinha de flores como bons pensamentos. Até mesmo as bolas de natal homenageiam os primeiros enfeites feitos nos pinheiros e carvalhos.

Enfeites tem seus significados (Foto: Divulgação)

Enfeites tem seus significados (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre:Os significados dos enfeites de Natal

Porque trocar presentes no Natal?

O próprio hábito de trocar presentes tem a sua história – Os três reis magos selaram a tradição ao presentear Jesus em seu nascimento. Enfim, o natal é cheio de significados por trás de seus símbolos, que muitas pessoas desconhecem, por mais popular que a festa seja.


Top