Curar conjuntivite mais rápido

PUBLICIDADE

O calor e o tempo seco são condições que favorecem o aparecimento e a disseminação da conjuntivite. Esta é definida como a inflamação da membrana que reveste a parte frontal dos olhos e o interior das pálpebras. São diversos os sinais e sintomas relacionados à doença e que trazem incômodos ao indivíduo. Saiba como curar a conjuntivite mais rápido.

Diante dos sinais e sintomas da conjuntivite, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a conjuntivite

A conjuntivite é uma condição clinica  que dura, em média, até 15 dias. Em geral, ela manifesta como sinais e sintomas dor, coceira ocular, vermelhidão e secreção nos olhos. Entre os tipos mais comuns, podemos citar o viral, o bacteriano e o alérgico. De maneira geral, o tipo viral á mais agressivo e de fácil propagação.

Tipos de conjuntivite

Separamos abaixo algumas informações sobre os tipos de conjuntivite, incluindo seu tratamento em cada caso. São eles:

PUBLICIDADE
  • Viral – o indivíduo tem a sensação de que há areia ou algum corpo estranho nos olhos, associado a um forte grau de lacrimejamento. Em geral, esse problema leva até duas semanas para melhorar e, a depender do problema, pode deixar sequelas à visão. O tratamento desse tipo de conjuntivite é baseado em compressas com água fria e colírios lubrificantes.
  • Bacteriana – o indivíduo portador desse tipo de conjuntivite costuma apresentar secreção de coloração amarelada e inchaço ocular. Em geral, essa condição tem duração média de uma semana. O tratamento é baseado no uso de colírios lubrificantes e antibióticos.
  • Alérgica –  nesse tipo de conjuntivite, o indivíduo apresenta coceira intensa e muito inchaço ocular e costuma não vir acompanhada de lacrimejamento e vermelhidão. O tratamento desse problema é baseado no combate ao agente desencadeante.
    Evitar compartilhar as toalhas, é uma forma de prevenir a disseminação da conjuntivite. (Foto: divulgação)

Aprenda a prevenir a propagação do problema

Os objetos de uso comum, como telefone, controle remoto, toalhas e sabonetes, aumentam as chances de propagação dos microrganismos causadores da conjuntivite, como o vírus e a bactéria. Dessa forma além do tratamento específico, é importante que o indivíduo siga o cuidado recomendado para a higiene pessoal, através do uso de toalhas e roupas individuais. Além disso, lavar as mãos com frequência também ajuda a combater o problema. 

Um dos sinais de conjuntivite é a vermelhidão ocular. (Foto: divulgação)

A conjuntivite é uma doença muito comum em nosso meio e é facilmente propagada, quando o indivíduo não segue os cuidados de higiene pessoal. Dessa forma, para que a conjuntivite seja curada rapidamente, é importante que o indivíduo siga as orientações, além de realizar o tratamento de forma adequada.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.