Cuidar do meio ambiente: dicas simples

A modernidade trouxe, além de grandes benefícios, alguns problemas para o homem moderno como o excesso de lixo e da extração de matérias-primas da…

A modernidade trouxe, além de grandes benefícios, alguns problemas para o homem moderno como o excesso de lixo e da extração de matérias-primas da natureza. Com isso, o meio ambiente sofre bastante e pode não conseguir se regenerar para as próximas gerações. Por isso, veja algumas dicas simples de como cuidar do meio ambiente.

A economia de água é muito importante, pois esse recurso está cada vez mais raro. Para tanto, comece em casa: desligue a torneira enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou se ensaboando; reutilize a água da máquina de lavar roupas para lavar a cozinha, a calçada ou o carro; lave o carro usando um balde e não a mangueira; não lave a calçada todos os dias e se puder, reaproveite a água da chuva.

Economize água. (Foto: Divulgação)

Para termos energia elétrica, precisamos desmatar uma grande área florestal além de causar outros danos ao meio ambiente. Portanto, economize-a deixando as lâmpadas dos cômodos acesas somente quando for usá-las, configure os seus aparelhos eletrônicos para o modo “economia de energia”, compre somente eletrodomésticos que sejam econômicos, passe todas as roupas de uma vez e tome banhos curtos.

Apague a luz dos cômodos que não estiverem sendo usados. (Foto: Divulgação)

Separe o lixo em casa para que possam ser reciclados e assim, economize recursos naturais. Faça compras com sacolas de pano, evitando o consumo do plástico. Use o carro somente quando necessário.

Leia também: Vamos todos reciclar, por que reciclar, dicas de reciclagem

Separe o lixo para ser reciclado. (Foto: Divulgação)

No trabalho, também há modos de proteger o meio ambiente: imprima os documentos na frente e no verso das folhas, use documentos não utilizáveis como rascunho, recicle o que for possível, leve lanches em embalagens reutilizáveis e gaste o mínimo de energia possível.

Leia Também:  Melhores Propagandas do Greenpeace

O ar condicionado puxa muita energia elétrica. Portanto, ligue-o somente em momentos de extremo calor, lembrando-se de fechar as portas e janelas para que o frio não escape, e de não deixar lâmpadas ou televisores perto do aparelho, porque são quentes e fazem com que ele funcione em potência máxima.

Com essas pequenas dicas simples, você poderá fazer a sua parte no cuidado com o meio ambiente. Desse modo, as próximas gerações te agradecerão pelo presente deixado à elas graças à sua economia, reciclagem e dedicação com a natureza.

Top