Cuidados que as grávidas vegetarianas precisam ter

A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher. Tudo o que a mamãe faz antes do nascimento do bebê interfere…

A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher. Tudo o que a mamãe faz antes do nascimento do bebê interfere no crescimento e desenvolvimento da criança. Pensando nisso, as grávidas que mantêm uma dieta vegetariana precisam ter cuidados especiais durante esse momento de sua vida, para não privar seu filho de substâncias muito importantes no seu crescimento.

Ser vegetariana tem muitas vantagens, ingerimos menos gorduras saturadas e colesterol, mais fibras, antioxidantes e vitaminas. Porém, uma alimentação com carência de vitaminas e proteínas pode acusar sérios problemas no parto e para o bebê. Aqui vão algumas dicas para ter uma alimentação vegetariana adequada durante a gravidez.

1)    Faça refeições combinando peixe, grãos integrais e vegetais verdes escuros, para prevenir a anemia por carência de vitaminas A, B9 e B12.

2)    Combine saladas de feijão branco com a ingestão de carboidratos, pois ela ajuda na digestão dessa substância. Mas não abuse dos carboidratos. O fato de ser vegetariana não significa que deverá ganhar menos peso durante a gravidez.

3)    Inclua em sua dieta alimentos com vitamina C como a laranja, o limão e o kiwi. Isso ajudará na absorção do ferro dos vegetais. O bebê precisa dessa substância para se desenvolver bem.

4)    Evite o chocolate, principalmente próximo às refeições, pois o oxalato presente nessa guloseima pode interferir na absorção do ferro mesmo na presença de vitamina C.

5)    Aumente a quantidade de alimentos fontes de proteínas vegetais, para garantir que não falte para o bebê. Sopa de lentilha, tofu, pasta de grão de bico, farinha de linhaça são algumas das opções.

6)    Evite vegetais crus durante a gestação, pois há um risco de contaminação por microrganismos devido a má higienização. Consuma-os apenas em casa com muita cautela.

Continuar Lendo  Truques para desembaraçar o cabelo

7)    É muito importante que a vegetariana tenha um acompanhamento nutricional e médico adequados durante sua gravidez, para que tudo corra da melhor forma possível. Não esqueça da suplementação de vitaminas e minerais e siga as dicas que demos acima.

O fato de estar grávida vai exigir um grande esforço ao corpo da futura mamãe. Porém, se a mulher mantiver uma dieta vegetariana variada e equilibrada em nada prejudicará a saúde do seu bebê. Assim, mãe e feto apresentarão ganho de massa corporal dentro dos padrões considerados normais. Ou seja, semelhante ao ganho de peso de mãe e bebê com dieta onívora.

Top