Cuidados que a gestante deve ter durante o verão

O verão é uma época diferente, mais quente, com mais chuvas. Muitas pessoas optam por viajar, e as gestantes não precisam se privar das…

As grávidas podem curtir ao máximo o verão

O verão é uma época diferente, mais quente, com mais chuvas. Muitas pessoas optam por viajar, e as gestantes não precisam se privar das férias por estarem carregando uma nova vida dentro delas. Mulheres grávidas podem curtir muito o verão, só precisam tomar alguns cuidados especiais com a saúde. Veja algumas dicas para não perder as férias e não prejudicar o bebê.

Aumento do inchaço e das dores nas costas

Todo mundo sabe que essa época do ano coincide com a estação mais quente do ano. Devido a isso, a mulher grávida acaba sofrendo mais com o inchaço. Este ocasionado pela maior retenção de líquido pelo organismo. Além disso, a gestante também sofre muito com as dores nas costas (lombares). Já é comum a mulher grávida sentir dor nessa região do corpo, porém com o calor esse sintoma se intensifica. O ganho de peso corporal, incluindo o aumento das mamas e o inchaço é agravado durante o verão.

A prática de atividades físicas

Para que ocorra o alívio das dores lombares, a gestante pode optar pela prática de atividades físicas específicas. Com o tempo, a mulher grávida adquire posturas incorretas, levando estruturas corporais, como a coluna vertebral, a fazerem um esforço excessivo. É nesse momento que o exercício físico está indicado. Com a prática da atividade, além da mulher reeducar sua postura, essa também contribui com a facilitação do trabalho parto. Isso pode ser uma grande vantagem para aquelas que optam pelo parto vaginal espontâneo.

Cada gestante é indicada para a prática de um tipo de atividade física, sendo que elas variam desde uma simples caminhada ou hidroterapia, até o trabalho de reeducação postural global (RPG).

Além da atividade física, coma bastantes frutas, para dar saúde a você e ao bebê

Pele: o que pode e o que não pode ser feito

Existem diversos tipos de procedimentos estéticos que não podem ser realizados pelas gestantes, principalmente durante o verão. Porém, outros não possuem contra indicação.

  • A esfoliação é uma grande aliada para uma pele saudável, por favorecer a hidratação da pele, além de ativar a circulação, deixando a superfície mais macia. Esse procedimento pode ser realizado pela gestante em qualquer momento da gestação;
  • É contra indicada a realização de depilação a laser nessas mulheres. Se for depilar, opte por procedimentos com lâminas, cera quente ou fria. Fique longe do laser, pois pode colaborar com o aparecimento de manchas na pele que são difíceis de retirar;
  • Abuse no protetor solar. Os mais indicados são os a partir do fator de proteção 30. Existem alguns protetores menos oleosos que são mais indicados para o rosto. Mesmo depois do parto, utilize sempre essa proteção, para evitar diversos problemas de pele;
  • Hidrate sempre a pele, principalmente durante o verão. Dessa forma você diminui o aparecimento de estrias.
Leia Também:  A importância do exercício físico para a saúde

Beba bastante líquido

Para a gestante, manter-se hidratada deve ser uma preocupação constante, em especial no verão.  O consumo regular de líquido ajuda na manutenção da saúde do organismo, assim como previne infecções urinárias e problemas de aumento da pressão arterial. Não se esqueça de realizar uma dieta equilibrada e leve, pois essa atitude é importantíssima para a gestante, pois a saúde da mãe reflete na do bebê.

Se você é gestante, além de seguir essas dicas, não deixe de realizar o pré-natal de maneira correta, seguindo sempre a risca os dias das consultas e os exames que precisam ser realizados. Se tiver alguma dúvida em relação aos cuidados durante o verão, pergunte ao seu médico. Não deixe de resolver suas preocupações, assim você terá uma gravidez tranquila e saudável.

Beber bastante água ajuda a ter uma boa saúde durante o calor

Top