Cuidados para viajar durante a gestação

A gestação é uma fase em que a mulher deve tomar alguns cuidados. É um período em que não só a vida da mulher…

Viajar faz bem a qualquer pessoa, ainda mais às grávidas.

A gestação é uma fase em que a mulher deve tomar alguns cuidados. É um período em que não só a vida da mulher pode estar em risco, mas também a do bebê que está sendo gerado. Portanto, deve existir uma maior atenção quanto à alimentação, o tipo de atividade física e até mesmo durante a realização de uma viagem.

Para que a gestante possa viajar sem preocupações, veja alguns cuidados que é necessário ter.

A primeira etapa a seguir é reduzir o estresse

Para que a gestante possa desfrutar melhor da sua viagem, é preciso que ela seja organizada. Um bom planejamento é o segredo! Deve-se escolher o meio de transporte, assim como o tempo que será gasto durante o passeio. Se for optar pela hospedagem em hotéis ou pousadas, é necessário que ocorra uma reserva com antecedência. Ao preparar as malas, a grávida deve optar por bolsas leves e que contenham apenas o essencial.

Todas essas dicas visam apenas uma coisa, a redução do estresse. A gestação é uma fase cheia de mudanças, em especial as hormonais. Assim, quanto menor for a oscilação do humor da mulher, mais tranquila será sua gravidez.

Poupe energia

Gravidez não é doença! Portanto, durante esse período a futura mamãe pode realizar as atividades rotineiras, assim como realizar visitas a museus, restaurantes ou lojas. A prática de exercício físico, como a caminhada, até colabora na melhor evolução da gravidez. Porém, sem exageros! Sempre que possível, a gestante deverá descansar e recuperar as energias, pois assim ela poderá desfrutar de toda a viagem.

Gestantes precisam descansar e se alimentar bem durante uma viagem

Mantenha uma alimentação saudável

Mulheres grávidas tem, por obrigação, de manter uma alimentação saudável e balanceada. É a melhor forma de deixar o organismo em perfeito funcionamento e harmonia. A gestante também não pode se esquecer de hidratar todo o corpo com frequência.

Leia Também:  Como se vestir para missa de formatura

Não adie as idas ao banheiro

Com as mudanças ocorridas no organismo da mulher, incluindo as do sistema urinário, a grávida deve ir ao banheiro toda vez que sentir necessidade. Segurar a urina por muito tempo aumenta o risco de infecções urinárias e, consequentemente, de graves prejuízos a saúde da mãe e do bebê.

Cuidado especial com as pernas e pés

Sempre que possível a gestante deverá mudar de posição, procurando sempre movimentar as pernas. Quando existir espaço, a elevação de ambas as pernas trará benefícios à circulação dos membros inferiores, evitando que ocorra inchaço. Alguns médicos recomendam o uso de meias compressivas, que colaboram com o melhor trânsito do sangue e impedem o aparecimento de tromboses.

Antes de viajar, a grávida deve escolher sapatos confortáveis e, quando necessário, optar por permanecer descalça.

Atenção ao calendário vacinal

Sempre que for viajar, a gestante deverá pesquisar se a região escolhida é endêmica de alguma doença. Caso a resposta seja afirmativa, a grávida deve se prevenir, recebendo a vacina específica antes de iniciar o passeio.

A mulher grávida precisa ter consciência que qualquer atitude pode por em risco sua vida, assim como a do bebê. Assim, cuidados com a alimentação, evitar o estresse, poupar energia e vacinar sempre que necessário, ajudarão a futura mamãe a ter uma gravidez sem surpresas desagradáveis.

Viaje de forma que não prejudique a sua saúde nem a do bebê

Top