Cuidados para evitar H1N1 e Zika antes de viajar

Descubra quais são os cuidados para evitar H1N1 e Zika antes de viajar. Nos últimos meses, os brasileiros foram obrigados a conviver com o…

Descubra quais são os cuidados para evitar H1N1 e Zika antes de viajar. Nos últimos meses, os brasileiros foram obrigados a conviver com o Zika Vírus, uma doença transmitida pelo Aedes Aegypti e que representa uma grande ameaça para as mulheres grávidas. Agora, a população tem mais uma preocupação com a saúde: o novo surto de H1N1, que já matou mais de 70 pessoas no Brasil só neste ano.

Lavar as mãos várias vezes ao dia é uma forma de prevenir evitar H1N1. (Foto Ilustrativa)

Lavar as mãos várias vezes ao dia é uma forma de prevenir evitar H1N1. (Foto Ilustrativa)

Assim como a dengue, o Zika vírus é uma doença transmitida pela picada de um mosquito. A pessoa infectada pode apresentar sintomas leves, que duram menos de uma semana, como manchas de pele, febre, olhos vermelhos e dor nas articulações. A enfermidade também pode ser assintomática, o que dificulta o diagnóstico.

O H1N1, também conhecido como gripe A, é um vírus perigoso, que tem sintomas semelhantes ao da gripe comum. A única diferença é que a doença se manifesta de forma mais intensa e por isso pode desencadear complicações severas, como a insuficiência respiratória.

Cuidados para evitar H1N1 e Zika antes de viajar

Você está planejando uma viagem, mas tem medo de adquirir uma doença? Então veja a seguir cuidados para evitar H1N1 e Zika antes de viajar:

Aplique repelente

Se você tem planos de viajar para o Nordeste, então coloque um repelente da mochila. Essa região é uma das mais afetadas pelo vírus da Zika e tem casos confirmados de microcefalia. Procure aplicar o repelente em todo o corpo, várias vezes por dia, para evitar a picada do mosquito vetor. Se possível use calça e blusa de manga comprida.

Coloque um repelente na sua mala. (Foto Ilustrativa)

Coloque um repelente na sua mala. (Foto Ilustrativa)

Carregue um álcool em gel

Para se proteger do vírus H1N1, experimente carregar na bolsa ou na mochila um frasco de álcool em gel. Sempre que possível, limpe as mãos com esse produto, especialmente depois de frequentar lugares com muitas pessoas, como metrô ou ônibus.

Leia Também:  Frutas que ajudam a combater obesidade

Não compartilhe itens de uso pessoal

Em tempos de zika vírus e H1N1, não é recomendado compartilhar itens de uso pessoal, como escova de dente, toalha, talheres e copos.

Tome a vacina contra gripe

Tome a vacina contra a gripe. (Foto Ilustrativa)

Tome a vacina contra a gripe. (Foto Ilustrativa)

O zika vírus ainda não tem uma vacina, mas o H1N1 já tem uma forma de imunização. Quem pretende viajar em 2016 deve tomar uma dose da vacina trivalente ou tetravalente contra a dengue. Vale lembrar que a campanha de vacinação já começou na rede pública.

Seguindo os cuidados para evitar H1N1 e Zika antes de viajar, você vai conseguir se proteger das doenças virais e ainda por cima garantir a segurança de toda a família. Siga as recomendações para blindar o corpo contra essas duas enfermidades que estão preocupando o Ministério da Saúde.

 

Top