Cuidados para contratar serviço de celular

PUBLICIDADE

Junto com o aumento no número de celulares disponíveis no Brasil, aumentou também a quantidade de queixas feitas pelos usuários deste serviço. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), só no mês de julho foram registradas mais de 93 mil reclamações contra as operadoras. Em 2011, o número de registrados no mesmo período foi de 74 mil.

Pesquise os melhores planos

Só no mês de julho, a Anatel registrou mais de 93 mil queixas contra as operadoras de celular. (Foto: Divulgação).

Diante deste cenário de insatisfação, você precisa tomar alguns cuidados antes de contratar o seu plano de telefone móvel. O primeiro passo para fazer a escolha certa é pesquisar os pacotes disponíveis no mercado e ver qual é aquele que atende melhor as suas exigências.

Consulte preços, datas, serviços, enfim, todos os dados relacionados ao produto do seu interesse. Você ainda pode pesquisar o valor das tarifas cobradas pela operadora no SITP (Sistema de Informações de Tarifas e Preços), ferramenta que está disponível no site da Anatel e no site da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

PUBLICIDADE

Veja também: Oi e Claro são as operadoras mais econômicas de 2012.

Leia o contrato de prestação de serviço

É importante ler todas as condições de uso de um pacote ou serviço para você não correr o risco de cair em alguma armadilha. (Foto: Divulgação).

Muitos clientes fecham o negócio sem antes ler o contrato de prestação de serviços. Este documento reúne todas as condições de uso do pacote, bem como os direitos e os deveres do usuário. Ao analisa-lo, veja se nele constam as promessas feitas pelo vendedor ou pelo material publicitário da empresa. Caso tais vantagens não estejam no contrato, você pode pedir para que elas sejam inseridas.

Os especialistas também orientam os consumidores a guardarem todos os anúncios do plano escolhido e a anotarem o número do protocolo sempre quando registrarem uma queixa contra a empresa que presta o serviço. Aí, quando algum problema não for resolvido, o usuário poderá registrar sua reclamação na agência reguladora.

Lembrando que o cliente também tem o direito de pedir a redução da assinatura mensal em caso de interrupção parcial ou total do serviço, bem como o direito de suspender o seu contrato pelo prazo de 30 a 120 dias a cada 12 meses sem pagar a assinatura e de receber em dobro todos os valores que lhe cobrados indevidamente.

PUBLICIDADE

Saiba como reclamar na Anatel.

Escolha planos de acordo com o seu perfil

Na escolha do plano de celular você também precisa levar em conta seu perfil de usuário. (Foto: Divulgação).

Lembre-se de levar em consideração o seu perfil antes de escolher um serviço de celular. Por exemplo, caso esteja em busca de um pacote para crianças ou adolescentes, prefira as opções pré-pagas ou pós-pagas com bloqueio a partir de determinados valores. Além disso, escolha aparelhos com conectividade Wi-Fi, que permitem ao usuário acessar a internet de forma gratuita.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.