Cuidados para abrir um negócio

Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, porém, boa parte das empresas que são abertas no país, logo são…

Por Élida Santos em 05/01/2012

Abrir um negócio próprio exige planejamento (Foto: Divulgação)

Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, porém, boa parte das empresas que são abertas no país, logo são fechadas, e o sonho da independência financeira cai por terra. Por isso, algumas medidas são necessárias para viabilizar a abertura de um negócio próprio. Antes de começar a colocar a “mão na massa” é preciso saber que mesmo uma empresa aberta com o maior cuidado corre o risco de dar errado, porém, algumas atitudes podem garantir o sucesso do seu negócio. Veja abaixo algumas dicas que fazem toda a diferença.

1 – Planejamento: Todos sabem que a abertura de qualquer negócio implica em planejamento, porém, a maioria se deixa levar pela emoção e acaba não planejando nada. Para evitar os problemas previsíveis o melhor é planejar. Por exemplo, se você quer abrir uma loja, o ideal é procurar um ponto compatível com o seu produto, e tenha acesso fácil para os clientes. Depois faça um estudo para saber quanto será necessário gastar para abrir o negócio e em quanto tempo você pretende ter o dinheiro que foi investido de volta. Saiba também qual é a porcentagem de lucro líquido de cada item comercializado. Ser precavido minimiza os impactos dos problemas.

Pesquise o mercado antes de tomar qualquer decisão (Foto; Divulgação)

2 – Campo de atuação: Quando se tem dinheiro e disposição para investir é normal que as pessoas lhe ofereça negócios “promissores”. Se você não conhece o produto, ou o serviço em questão o melhor a se fazer é pesquisar sobre o assunto antes de investir seus recursos. O correto é aplicar em negócios que você tenha afinidade, que saiba exatamente como funciona. A falta de experiência já é ruim, imagina só se você não tiver o mínimo de intimidade com o assunto e não souber como o negócio funciona.

3 – Documentação: Se você possui a intenção de trabalhar com porta aberta, ou seja, realizar atendimento dos clientes dentro do seu local de trabalho, como as lojas fazem, é melhor providenciar a documentação de funcionamento bem antes da inauguração. Não são raros os casos de pessoas que não aguardaram a liberação da prefeitura para funcionar e tiveram uma surpresa desagradável na hora de buscar a resposta do órgão. Espere toda documentação está em ordem antes de trabalhar com porta aberta, investir em reforma e compra de produtos. Não se precipite.

Preze o bom atendimento (Foto: DIvulgação)

Seguindo essas três dicas fundamentais você estará a um passo de ter uma empresa, loja, ou qualquer outro investimento em um negócio próprio. O sucesso é fruto de muito trabalho e para alcançá-lo é preciso iniciar tudo com o “pé direito”. Preze o  bom atendimento e a qualidade do produto e serviço oferecido para conquistar o seu espaço no mercado. Somente assim, você poderá conquistar a tão sonhada independência financeira.

Top