Cuidados necessários com os fogos de artifício no Réveillon

Com a época das festas de final de ano chegando, muitas pessoas utilizarão fogos de artifícios para embelezar ainda mais os momentos especiais. Porém,…

Com a época das festas de final de ano chegando, muitas pessoas utilizarão fogos de artifícios para embelezar ainda mais os momentos especiais. Porém, é nesse momento que precisamos tomar alguns cuidados necessários com os fogos de artifício no Réveillon para que a festa não acabe bem antes do esperado.

Cuidados necessários com os fogos de artifício no Réveillon (Foto: Divulgação)

Cuidados necessários com os fogos de artifício no Réveillon

Fogos de artifícios podem ser muito perigosos, quando utilizados de forma incorreta. Os problemas causados pelos artefatos não são apenas relacionados às queimaduras. Podem ocorrer lacerações e mutilação dos dedos, mãos, rosto e consequentemente morte. Obter os cuidados necessários com os fogos de artifício no Réveillon ajuda a prevenir muitos acidentes, por isso existem milhares de campanhas alertando contra esse perigo.

Vale lembrar que só os adultos devem soltar fogos de artifício (Foto: Divulgação)

Leia também aqui: Dicas de Cuidados Com Fogos de Artifício

Novos casos de acidente ocorrem todos os anos

Mesmo com todas as recomendações, todos os anos novos casos aparecem no período das festas. A melhor recomendação é que profissionais façam a manipulação dos fogos, e não os leigos. Se isso não for possível, um cuidado redobrado deve ser tomado. Os fogos de artifício explodidos na areia da praia precisam ser muito bem monitorados. É que nesse ambiente há muito vento, aumentando o risco de faíscas atingirem o público. É melhor que shows pirotécnicos sejam feitos em locais isolados e distantes das pessoas.

Existem inúmeros tipos de fogos para vender (Foto: Divulgação)

Crianças um alvo fácil para fogos

As crianças são um alvo fácil dos acidentes causados pelos fogos de artifício. Os pais precisam manter uma atenção redobrada com os pequenos, que nessa época costumam manusear os artefatos que não estouram, mas podem machucar. Existem alguns tipos de fogos coloridos, que são para criança, mas não quer dizer que são elas que têm que soltar, pelo contrário, os pais é que devem manipular o material.

Continuar Lendo  Como lidar com o medo de trovões e rojões do seu cão

Veja também: Como ajudar os cães a perder medo dos fogos de artifício.

Dicas para não se machucar com os fogos de artifícios.

1. Na hora comprar os fogos, é importante que não os adquira de locais clandestinos. Embora o preço seja menor que os de lojas convencionais, muitas vezes esses equipamentos não são testados, além de não trazerem orientações do fabricante na embalagem;

2. Siga corretamente as dicas impressas na embalagem, e peça orientações com o vendedor, no momento da compra, de como proceder com o material;

3. Prefira os artefatos que possuem uma base, suporte, para encaixá-los e poder soltá-los no chão. Pois, dessa forma, diminuem as chances de queimaduras uma vez que não precisa soltar os fogos segurando-os com as mãos;

4. Nunca desmonte o  artefato;

5. É extremamente importante não deixar que crianças soltem fogos de artifícios;

6. Solte os fogos em uma distância segura: Longe, no mínimo, 30 a 50 metros de pessoas, casas ou carros;

7. Use fogos de artifícios apenas em locais abertos;

8. Não reaproveite, de maneira alguma, os fogos que não estouraram. Molhe-os, para que apaguem completamente de maneira a evitar acidentes e troque-os na loja onde comprou;

9. Se precisar guardar os fogos de artifício em casa, quando sobrarem, é importante deixa-los em um local seco, longe de fumantes, isqueiros, fogões ou qualquer aparelho que produza fogo.

Os cães também tem medo de fogos de artifícios (Foto: Divulgação)

O que fazer quando se queimar.

– Quando ocorrer algum acidente com fogos e houver queimadura, é importante lavar imediatamente o local com água corrente, envolver a lesão com um pano limpo e procurar atendimento imediatamente.

Continuar Lendo  Réveillon 2017 com 5 destinos para curtir

– Nunca passe pomadas, pastas de dente gelo ou pó de café. Esses produtos podem inflamar e infeccionar a queimadura, aumentando o problema.

Para mais informações de como proceder em caso de queimaduras, leia o nosso texto no Mundo das Tribos.

Top