Cuidados necessários com o telhado da casa

O telhado é uma parte estrutural da casa que requer cuidados especiais, afinal, ele garante a proteção e a segurança dos moradores. Algumas medidas…

O telhado precisa de cuidados relacionados a manutenção e limpeza.

O telhado é uma parte estrutural da casa que requer cuidados especiais, afinal, ele garante a proteção e a segurança dos moradores. Algumas medidas simples ajudam a manter a manutenção e preservar todas as suas partes conservadas por mais tempo.

Antes de construir

Os profissionais da área de construção civil fazem algumas observações logo no início da obra, desta forma fica mais fácil evitar problemas futuros. Por exemplo, os proprietários do imóvel que está sendo erguido precisam comprar telhas de qualidade para fazer a cobertura, levando em conta as inclinações que o tipo de telhado possui.

Nem sempre recorrer ao mais barato é a melhor opção, afinal, a eficiência do produto se torna duvidosa. Desta forma, prefira comprar telhas de marcas conhecidas e capazes de assegurar a proteção da parte interna da casa. Para economizar, faça uma pesquisa de preços nas lojas especializadas.

O telhado precisa garantir a proteção e a segurança dos moradores.

Todos os outros elementos que integram a estrutura do telhado também precisam ser escolhidos com muito cuidado e atenção, principalmente no que diz respeito à armação que vai desencadear o formato da cobertura.

Ao construir um telhado, é interessante colocar uma camada de papel impermeabilizante entre o forro e o telhado para evitar a passagem de água. Este cuidado com certeza será útil para prevenir as goteiras.

Dependendo do tipo de telhado escolhido, ele pode contribuir ou não com fachada da residência. Entre as possibilidades de design, vale ressaltar o colonial, plano, neoclássico, plano e normando. A escolha certa tem muito a ver com o estilo arquitetônico e orçamento disponível.

Limpeza e manutenção

No caso de uma telha quebrada ou danificada, é importante trocá-la.

É válido que o telhado apresente inclinações bem situadas na estrutura para que a água da chuva não fique acumulada. Cada telha deve ser inclinada de uma maneira, seguindo as orientações do projeto para não se quebrar com facilidade ou sair do lugar. Quando as peças estão danificadas, aumentam as chances de infiltrações e vazamentos na casa.

Leia Também:  Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordar

A manutenção eficiente do telhado será essencial para evitar goteiras nos dias de chuva. Desta forma, é recomendado fazer a limpeza das calhas pelo menos uma vez por mês para remover as folhas e os resíduos que comprometem o telhado ao interferir no escoamento da água.

Nem sempre é necessário contratar um profissional especializado para limpar a calha, na verdade esta tarefa pode ser executada de forma simples e prática. Já no caso da troca de telhas, que precisa subir no telhado e posicionar uma nova peça, exige o trabalho de uma pessoa especializada.

 

Top