Cuidados necessários com a caixa d’água

Manter a caixa d’água sempre limpa é fundamental para garantir que o armazenamento de água seja feito de forma segura. Vale lembrar que é…

Por Paulo Lima em 29/12/2012

Manter a caixa d’água sempre limpa é fundamental para garantir que o armazenamento de água seja feito de forma segura. Vale lembrar que é ela quem supre a necessidade da casa quando a companhia de saneamento básico precisa interromper o abastecimento.

Manter a caixa d’água sempre limpa é fundamental para garantir que o armazenamento de água seja feito de forma segura. (Foto: Divulgação).

Além de limpa, a caixa d´água deve estar fechada e bem impermeabilizada, para impedir a entrada de impurezas e insetos e evitar que a água da chuva se misture com a água potável. O impermeabilizante também é importante para que não haja desperdício e para que a região onde a caixa foi instalada mantenha-se preservada por mais tempo.

O ideal é realizar a limpeza deste reservatório de seis em seis meses. Para efetuá-la, é preciso seguir alguns procedimentos técnicos, bem como utilizar materiais específicos. Abaixo, estão as orientações que você deve colocar em prática para não ter problemas na hora de fazer a sua manutenção. Confira!

Veja também: Limpeza de piscina – dicas, como fazer.

Cuidados e dicas para limpar a caixa d’água

O ideal, é efetuar a limpeza de seis em seis meses. (Foto: Divulgação).

• Programe a lavagem de sua caixa d’agua com antecedência. Se possível, agende o serviço para um fim de semana ou dia no qual você não tenha compromissos.

• Antes de subir até a caixa, veja se a escada que lhe dá acesso está bem posicionada e em boas condições de uso. Além disso, não se esqueça de fechar o registro de entrada de água antes de iniciar a limpeza.

• Tire a água da caixa e a armazene em baldes e latas para que você possa usá-la na hora em que estiver realizando a limpeza. Deixe o fundo da caixa com apenas um palmo de água.

• Remova a sujeira da parede e do fundo da caixa usando um pano umedecido. Caso o reservatório seja feito de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Além disso, jamais utilize vassoura, escova de aço e produtos químicos, como sabão e detergente.

Saiba como limpar diferentes tipos de piso.

Antes de iniciar a limpeza, não se esqueça de fechar o registro de entrada de água. (Foto: Divulgação).

• Remova a água que ficou armazenada e a sujeira da caixa com o auxílio de panos, baldes e de uma pá. Depois retire toda a água, seque o fundo com panos secos e limpos.

• Feito isso, deixe entrar mais um palmo de água para formar uma solução com dois litros de água sanitária. Deixe o produto agir por duas horas e o utilize para molhar as paredes.

• Quando elas estiverem secas e totalmente limpas, abra a saída da caixa, bem como as torneiras e as descargas para desinfetar as tubulações da casa. Então, é só encher a caixa novamente e mantê-la bem fechada (a tampo também precisa ser lavada).

Os especialistas recomendam usar a primeira água para lavar o quintal, pisos e banheiros.

Top