Nessa época próxima ao dia das crianças, quando muitos pais vão as lojas comprar brinquedos para os seus filhos, eles devem lembrar os presentes que podem fazer mal a saúde. Existem muito produtos no mercado capazes de causar danos às crianças. São brinquedos cujo material inclui substâncias tóxicas, produtos barulhentos que podem diminuir a capacidade auditiva da criança ou, ainda, brinquedos com peças muito pequenas que podem ser engolidas facilmente.
O primeiro produto sobre o qual iremos falar é o Bisfenol. Essa substância é empregada no material para a fabricação de brinquedos de plástico e também em copos descartáveis. Esse material tem a propriedade de deixar o plástico, apesar de macio, mais resistente a mordidas e outras agressões. Porém, há uma suspeita de que possa favorecer a obesidade, causar alguns tipos de câncer e provocar puberdade precoce nas meninas. O fato de haver uma suspeita já é importante. A maioria dos médicos apoia a proibição do bisfenol nos materiais para brinquedos e também nos copos descartáveis.
Outra substância na qual temos que ficar de olho é o Ftalato. Esse produto serve para deixar mais macios e maleáveis brinquedos a base de PVC, que é o tipo de plástico mais usado nos brinquedos para bebês e nas bonecas. Esse produto parece estar relacionado com alterações nas glândulas de crianças, causando diversos distúrbios hormonais além de problemas hepáticos e renais.
Não existem estudos que possam demonstrar que o bisfenol e o ftalato nos brinquedos realmente causam danos à saúde, pois, são modificadas quando empregadas no material. Mas, por via das dúvidas, é melhor evitar.
Além das substâncias químicas, existem outras características importantes sobre o que comprar ou não para o seu filho:
1. Se a criança tem menos de três anos, evite brinquedos com peças pequenas que podem ser engolidas e causar obstrução das vias respiratórias, pneumonia por corpo estranho, lesões intestinais e outros problemas graves que levam até o óbito.
2. Cuidado com os brinquedos que são ligados na eletricidade. Crianças são muito curiosas e tendem a colocar o dedo na tomada.
3. Evite brinquedos muitos barulhentos, além de não terem tanta graça podem causar danos à audição da criança. Sons que ultrapassam 100 decibéis são comprovadamente prejudiciais aos ouvidos. É necessário ficar muito atento, pois a maioria das vezes essa informação sobre o barulho do brinquedo não vem escrita na embalagem, no máximo apresentam advertências de que o brinquedo não deve ser ligado em ambientes fechados ou ainda trás uma recomendação de que a criança fique a pelo menos 1 metro de distância do produto.
4. É muito importante comprar brinquedos adequados para a idade da criança, mesmo que ela seja muito esperta para o seu tamanho. Se você tem filhos com faixas etária diferentes, e que brincam juntos, é importante que o pequeno não entre em contato com o brinquedo do grande, pois o novo pode se machucar com o brinquedo do mais velho.
5. Não se esqueça de ler a embalagem do brinquedo antes de comprar. Muitos pais não dão atenção a isso e acabam colocando em risco a saúde dos seus filhos.