Cuidados na hora de cancelar o cartão de crédito

Com a facilidade de solicitar um cartão de crédito, é muito comum que as pessoas tenham dois ou mais cartões no bolso, com limites…

Com a facilidade de solicitar um cartão de crédito, é muito comum que as pessoas tenham dois ou mais cartões no bolso, com limites bem altos. Se usados de maneira moderada e inteligente, eles podem se tornar bons aliados do consumidor, mas de maneira geral, o que se vê é muitas pessoas endividadas e que não conseguem pagar suas faturas.

Cancelar o cartão de crédito pode trazer um grande alívio financeiro (Foto: Divulgação)

Quando você possui vários cartões e está nessa situação de dívidas com cartões de crédito, o ideal é cancelá-los e, se for o caso, permanecer com apenas um deles, para ser usado em situações de emergência.

Veja as dicas: Como negociar a dívida do cartão de crédito

Porém, na hora de cancelar o cartão de crédito, é preciso tomar alguns cuidados, para evitar futuras dores de cabeça e problemas com as administradoras dos cartões, como cobranças indevidas.

Saiba quais atitudes tomar: Cobrança indevida na fatura do cartão – o que fazer

Pague todas as dívidas e contas parceladas

Você deve pagar todas as dívidas do cartão antes de solicitar o cancelamento (Foto: Divulgação)

Faça um levantamento de todas as dívidas que você possui no cartão, consultando as faturas ou entrando em contato com a administradora. Com os valores em mãos, faça o pagamento de todas as dívidas, inclusive das contas parceladas, pois o cancelamento não será efetuado enquanto houver débitos a vencer.

Planeje com antecedência, pare de usar o cartão e pague todas as dívidas pelo menos um mês antes de pedir o cancelamento.

Formalize o pedido de cancelamento

O cancelamento do cartão deve ser solicitado diretamente à administradora (Foto: Divulgação)

Não adianta simplesmente pagar todas as dívidas do cartão e quebrá-lo. Para cancelar o cartão de crédito você deve formalizar o pedido junto à administradora, seja pessoalmente, por e-mail ou via telefone.

Leia Também:  Franquias com investimento de até 100 mil reais

É bem provável que, durante o contato, a empresa lhe faça ofertas tentadoras para evitar o cancelamento. Portanto, esteja preparado para resistir e recusar todas elas.

Anote os números de protocolo de atendimento

Ao entrar em contato com a administradora, anote os protocolos de atendimento, a data e o horário do pedido (Foto: Divulgação)

Ao entrar em contato com a administradora do cartão não se esqueça de anotar todos os números de protocolo de atendimento, a data e o horário em que o cancelamento foi solicitado. Esses dados são muito importantes e podem servir de prova para qualquer contestação por parte da empresa.

Caso você tenha mais de um cartão, cancele-os separadamente, começando pelos que têm maiores custos, para evitar qualquer confusão entre os protocolos.

Guarde os comprovantes e destrua os cartões cancelados

Assim que o cancelamento for confirmado, destrua o cartão (Foto: Divulgação)

Assim que o cancelamento do cartão tiver sido confirmado pela administradora, guarde todos os comprovantes de pagamento e os números do protocolo. Não se esqueça também de destruir o cartão de crédito cancelado, para evitar que ainda assim alguém tente utilizá-lo.

Top