Cuidados na hora de aproveitar uma liquidação

A liquidação é o melhor momento para adquirir aquela mercadoria tão sonhada, porém é necessário estar atento a algumas atitudes. Muitos consumidores aproveitam a…

Por Editorial MDT em 23/12/2011

A liquidação é o melhor momento para adquirir aquela mercadoria tão sonhada

A liquidação é o melhor momento para adquirir aquela mercadoria tão sonhada, porém é necessário estar atento a algumas atitudes. Muitos consumidores aproveitam a liquidação de janeiro para trocar os eletrodomésticos ou, até mesmo para trocar as roupas do armário.

Com a passagem da época natalina, a televisão é bombardeada com propagandas de ofertas e descontos. Geralmente são preços chamativos e tentadores. Porém, o que as lojas desejam é acabar com o estoque de produtos encalhados, mantendo a circulação em caixa.

Antes de você ‘cair na tentação’ é necessário ficar atento a algumas dicas que poderão ajudar a se livrar de algumas emboscadas.

Nunca faça compras por impulso

Antes de almejar um novo par de sapatos, que está com um preço ótimo, observe quais os gastos que você terá nesse começo de ano, incluindo gastos com as matriculas das escolas dos filhos, IPTU, IPVA, entre outros. A principal atitude a se tomar antes de comprar por impulso é observar seu gasto mensal, pensando sempre em diminuí-lo e nunca sobrecarregá-lo.

Não haja por impulso na hora de fazer compras

Verifique quais os produtos que você realmente necessita

Comprar aquele produto tão desejado, seja ele um eletrodoméstico ou uma roupa nova, não trará prejuízo nenhum, desde que haja um planejamento de gastos anterior a sua compra. Essa é uma forma mais fácil de você evitar a compra impulsiva, basta olhar e almejar apenas aquilo que está fazendo falta e fará muita diferença na sua vida. Tente, ao máximo, se livrar da impulsividade, assim como da compulsão. Atitudes como essas poderão evitar que você passe o novo ano ‘apartado’ financeiramente.

Solicite nota fiscal

É muito comum, durante a liquidação de final de ano, as lojas venderem produtos que apresentem pequenos defeitos. Para evitar problemas futuros, avalie de forma crítica o item que quer adquirir, atentando-se, também, para os possíveis utensílios que o acompanham. Além disso, solicite, em toda compra, a nota fiscal. Este documento é extremamente valioso ao exigir seus direitos. Portanto, solicite ao vendedor que prescreva, detalhadamente, todas as alterações que o produto apresentar.

Confira o produto que foi adquirido

Se a mercadoria adquirida por você será entregue alguns dias depois da compra, não se esqueça de conferi-la. Essa atitude pode ajudar a impedir que ocorram possíveis desavenças entre você e a loja.

Conheça seus direitos

A legislação do consumidor é bastante eficiente. Porém, para colocar em prática seus direitos, é preciso conhecer ao menos os pontos principais das leis do comércio. Dessa forma você pode evitar golpes, enganos e outros problemas.

Conheça o Código de Direitos do Consumidor

Top