Cuidados na Depilação com Laser

A depilação a laser, também conhecida como depilação definitiva, exige cuidados especiais antes, durante e depois do procedimento. O tratamento é uma ótima opção…

Por Isabella Moretti em 05/07/2011

A depilação a laser, também conhecida como depilação definitiva, exige cuidados especiais antes, durante e depois do procedimento. O tratamento é uma ótima opção para quem deseja eliminar os pelos de diversas partes do corpo, mas é importante ter algumas precauções para não desenvolver alergias ou prejudicar a pele.

O uso do laser para depilar corresponde a um dos maiores avanços estéticos e essa forma de tratamento está se popularizando no Brasil. A técnica consiste no uso de um aparelho com luz pulsada que acaba com os pelos em várias regiões do corpo, tais como pernas, costas, buço, axilas, costas, entre outras. O procedimento de depilação apresenta seus resultados ao longo das sessões, eliminando e bloqueando o crescimento dos fios.

O método na verdade não é definitivo, o termo foi associado à técnica por engano porque na verdade os resultados não duram para sempre. Em um tratamento com várias sessões os pelos chegam a ser eliminados em até 80%, mas o restante que corresponde em média 20% continua a nascer mais finos e dispersos. O tempo de duração da depilação a laser varia de acordo com cada pessoa, mas em média os resultados são duradouros e superiores ao do processo depilatório com cera quente ou fria.

Uma sessão de depilação a laser segura dura de 30 a 40 minutos. A técnica deve ser realizada por um profissional capacitado para não oferecer riscos ao cliente. O equipamento usado para a eliminação dos pelos também precisa demonstrar bom desempenho nas aplicações e levar em conta as necessidades de cada parte do corpo que está sendo depilada.

Confira algumas dicas para fazer depilação a laser classificadas em três etapas:

– Cuidados antes da depilação a laser: consulte um profissional especializado em depilação a laser, peça informações sobre o procedimento e conheça detalhes sobre o método. Agende pelo menos 5 sessões para conseguir visualizar os resultados do tratamento. Antes de se submeter a ação do laser, deixe os pelos crescer a vontade dias antes da primeira sessão e evite qualquer depilação com cera, porque isso dificulta a extrair os pelos pela raiz. Aplicar um creme anestésico antes de começar uma sessão a laser também é fator importante para evitar dores. Como o laser pode causar reações em peles muito sensíveis, procure fazer um teste.

Cuidados durante a depilação a laser: a luz do equipamento precisa ser pulsada de maneira controlada para não causar danos na pele, como é o caso das queimaduras. A pele morena tem uma tendência maior a desenvolver manchas, por isso a aplicação do laser deve ser feita com cuidados redobrados. O tratamento será realizado de acordo com as reações da pele e quem opta por não usar anestésico sente leves pontadas dolorosas.

Cuidados depois da depilação a laser: após a primeira sessão de depilação a laser o indivíduo precisa tomar uma série de precauções para não causar danos à pele, como evitar a exposição ao sol. A vermelhidão e inchaço da pele permanecem por um ou dois dias. A higienização deve ser feita com água e sabão. Procure não esfregar com força a região depilada por causa da sua sensibilidade e evite também coçar essa parte do corpo. Reações como bolhas ou formação de cascas podem acontecer, nesse caso é necessário procurar um dermatologista. Como qualquer tratamento, a depilação necessita de manutenção periódica, feita pelo menos uma vez por ano.

Dermatologistas alertam que os tratamentos de depilação a laser baratos podem ser um indicador de perigo. Na realidade os preços das sessões são ainda bem salgados nas clínicas renomadas, por isso é importante ter cuidado com a escolha do pacote será comprado e verificar a credibilidade do profissional.

Top