Cuidados essenciais com recém-nascidos

O nascimento do primeiro filho causa muita ansiedade e dúvidas. Questionamentos com o choro, cólicas e a forma correta de segurar a criança sempre surgem. Os cuidados com o novo membro da família devem ser redobrados para que a saúde do mesmo não seja comprometida. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os cuidados com recém-nascidos.

O choro pode ser provocado por vários fatores nos primeiros dias de vida. (Foto: divulgação)

Recém-nascidos

O bebê recém-nascido chora por que quer algo. Os motivos podem variar, sendo fome, frio, calor, posição desconfortável, irritação por barulho ou luz, estresse pela movimentação de adultos e muitos outros. Por isso, o pequeno necessita de cuidados redobrados nesse período.

Muitas vezes o cansaço e a falta de sono podem fazê-lo perder a paciência. Porém, essa é a única maneira de expressão do pequeno. Se você perceber que está irritada demais, peça ajuda de alguém, respire fundo, fique calma e tente sentar. Tudo irá dar certo, até mesmo porque a partir dos quatro meses, a tendência é que a criança chore menos.

A temperatura da água para o banho do bebê deve ser ideal. (Foto: divulgação)

Cuidados essenciais com recém-nascidos

1. O bebê deve ser alimentado somente com leite materno: o leite da mãe nutre, acalma e hidrata, suprindo as necessidades da criança. Quando a mãe oferece ao pequeno chá ou água, ele deixa de tomar o leite e ingere quantidades menores de proteínas e calorias essenciais para seu desenvolvimento. Além disso, os chás podem deixar o bebê ainda mais agitado.

2. Banho: não existe regra para o banho do bebê: Em geral, as mães preferem dar à noite para deixar a criança mais calma antes do sono. Porém, ele pode ser dado em qualquer horário. O mais importante é analisar a temperatura da água com a parte mais sensível da água ou com o punho.

3. Posição que o bebê deve dormir: o pequeno deve dormir de barriga para cima e sem crise, segundo pesquisas. Afinal, ele apresenta reflexos para se defender, porém ainda assim é importante que ele deite só depois de arrotar. Em casos de refluxo, o bebê deve fazer um acompanhamento médico e o berço deve ser inclinado o máximo possível.

4. Funcionamento intestinal do bebê: no início o bebê evacua a cada mamada. Como a alimentação se dá somente através de leite, é normal que as fezes sejam mais pastosas. Em muitos casos, pode ser somente líquida com gruminhos.

5. Agasalhos do bebê:o excesso de roupas na criança pode causa febre ou desidratação no bebê. A sensação de frio não é muito diferente disso. Se a temperatura for de 30º C pode deixa-lo com uma camiseta mais curta e de tecido fino.

Os bebês recém nascidos necessitam de cuidados especiais. (Foto: divulgação)

Os bebês necessitam de cuidados especiais logo nos primeiros dias de vida. Os cuidados vão desde alimentação, agasalhos, banho, funcionamento intestinal e muitos outros. Aposte nas dicas citadas e tenha cuidados necessários nas primeiras visitas ao bebê também.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply