Cuidados especiais ao usar protetor íntimo

Cuidados especiais ao usar protetor íntimo

Editorial MDT 14/04/2012 Bem Estar

Toda mulher precisa cuidar do seu corpo. Conheça os cuidados especiais no uso de protetores íntimos.

Antes da introdução dos protetores íntimos, as mulheres acabavam tendo que abrir mão de algumas situações como tomar banho de mar ou de piscina durante o período menstrual. Graças à modernidade elas não precisam mais evitar essas atividades. Hoje existem várias opções de protetores ou absorventes íntimos, que fazem com que a mulher se sinta livre para aproveitar os melhores momentos de forma confortável.

Dicas de proteção e cuidados com o uso

  • Absorventes com abas: é indicado para aqueles dias que necessitam de maior proteção, ou seja, de maior fluxo menstrual. Eles se dobram facilmente sobre as bordas da calcinha, proporcionando maior proteção e evitando vazamentos.
  • Absorventes sem abas: estes protetores possuem somente um adesivo ao longo do seu comprimento e não nas laterais. Ele pode ser utilizado para os dias que exijam menor proteção, ou seja, o fluxo menstrual é menor.
  • Absorvente de cobertura seca: são aqueles que possuem uma cobertura plástica. Esses tipos de absorventes merecem uma atenção dobrada, pois precisam ser trocados com mais frequência. Eles deixam a região íntima ainda mais quente, o que pode causar assaduras e alergias.
  • Protetor diário: são pequenos e podem ser usados para absorver o fluxo natural, ou seja, quando não está menstruada, e ainda protegem a calcinha. Algumas mulheres usam no início e no final do período menstrual onde o fluxo é bem menor.

Protetor diário.

  • Absorvente com cobertura suave: possui uma cobertura de algodão que não causa irritações a pele. Alguns ainda possuem produtos que diminuem os odores, como a camomila. Porém, devem ser evitados absorventes que possuem aromas muito fortes.
  • Absorventes grossos e ultrafinos: com a alta tecnologia atual, os absorventes ultrafinos oferecem tanta proteção quanto os mais grossos. É importante escolher aquele que lhe ofereça mais conforto.
  • Absorventes longos ou curtos: os dois tipos oferecem uma excelente proteção. Porém, algumas mulheres preferem os mais curtos que marcam menos nas roupas, outras preferem os mais longos, porque dizem sentir mais proteção.
  • Absorventes noturnos: são utilizados para a proteção durante o sono. Normalmente possuem um tamanho bem maior do que os convencionais, por isso são os mais indicados para a noite, visto que permanecem um período maior absorvendo o fluxo.
  • Absorvente interno: é feito de algodão e pode ser encontrado em vários tamanhos. Cada um deles é indicado para um tipo de fluxo. Os cuidados com a higiene devem ser redobrados ao utilizar esse tipo de protetor. O ideal é trocá-los a cada quatro horas. Em caso de fluxo intenso, o recomendado é trocar antes para evitar possíveis infecções. É normal ter dificuldade para colocá-lo nas primeiras vezes, a dica é relaxar e ficar bem tranquila. Siga as instruções de uso da embalagem. 

Absorventes para uso interno.

É recomendado que as mulheres se lembrem de trocar o absorvente várias vezes ao dia, independente do tipo de absorvente que escolham utilizar. Em caso de banho em piscinas e outros locais com água, o único recomendado é o absorvente interno que oferece proteção. Durante o período menstrual escolha aquela marca que mais lhe agrada e que ofereça conforto. Não se esqueça de realizar higiene íntima a cada troca do protetor.

Outros artigos

Nova linha de produtos para as unhas Dior

11/10/2013

Nova linha de produtos para as unhas Dior

Já está à venda, no hemisfério Norte, uma nova coleção da Dior. Trata-se de uma linha de cuidados para a manicure completa. Os produtos foram inspirados em seu famos...