Cuidados Especiais ao Decorar Sua Casa

Decorar a casa é uma tarefa prazerosa para quem gosta de conforto, praticidade e organização. Mas você deve prestar atenção em alguns cuidados especiais…

Por Redacao em 28/04/2011

Decorar a casa é uma tarefa prazerosa para quem gosta de conforto, praticidade e organização. Mas você deve prestar atenção em alguns cuidados especiais para não errar, afinal de contas a casa onde moramos representa traços básicos de quem somos.

Primeiro de tudo, você deve escolher uma decoração que combine com sua maneira de ser, com sua personalidade. Nesse momento, siga sua intuição e não dê ouvidos aos gostos dos seus amigos. Pesquise sobre o que combina e o que não combina em termos de decoração, jamais misturando temas em um só cômodo, pois o tiro pode sair pela culatra e ao invés de ambiente organizado, você sem querer pode criar um ambiente que “inspira” falta de ordem.

A tendência é “menos pode significar mais”, ou seja, na hora de escolher os objetos de decoração, não entulhe prateleiras nem compre muitos objetos variados. Adquira peças que combinem com o ambiente que você quer montar. Se você, por exemplo, está decorando sua casa toda com um conceito moderno, não compre um vaso chinês e coloque na mesa de centro da sala. Nesse caso,  prefira vasos com designer moderno que venha para acrescentar ao seu projeto de decoração, e não diminuir.

Na hora de colocar a mão na massa e pintar paredes e reformar objetos, jamais se esqueça de proteger o que existe em torno com plástico, pois pintura pode manchar os outros móveis e nesse caso, você estará  arrumando um local e estragando outro. As cores das paredes de sua casa são ótimos aliados na hora de decorar, principalmente se você não dispõe de muitos objetos ou móveis. Você pode pintar algumas paredes coloridas ou ainda comprar adesivos de paredes personalizados, que deixarão sua casa com um estilo único.

Se você quer contratar alguém para decorar sua casa, tenha certeza que você vai poder participar e opinar no projeto. Boa parte dos profissionais de decoração usam a abusam do gosto pessoal do seu cliente e o deixam a par de toda a mudança que estão planejando, porém nada pior que ter a surpresa indesejável de entrar em uma casa que não se parece com você. Assim, não siga seu projeto só no papel, saiba qual a cor e estilo de sofá que o decorador está comprando, veja quais são os objetos que ele pensa em usar e não pense duas vezes em mudar o projeto de última hora, se não estiver de seu agrado.

No caso de você decorar sua casa sem ajuda profissional, pesquise e compare preços, tendo paciência para escolher sempre a melhor opção. Muitas lojas oferecem promoções razoáveis na maior parte do ano e você pode aproveitar esses momentos. Uma boa dica  é procurar comprar objetos e móveis em brechós ou queimas  de garagem. Para isso você precisa ter tempo de avaliar cada objeto ou móvel com cuidado, pois alguns podem estar muito danificados e possivelmente sem conserto.  No caso de decoração em madeira, certifique-se que não existe foco de cupim, pois eles podem infestar seus outros móveis. Quando você avistar algo elétrico para comprar de segunda mão, verifique se funciona bem e qual sua voltagem, evitando comprar um objeto inútil para sua casa.

Outra opção bonita de decoração são as plantas. Com as plantas, você deve ter um cuidado especial para elas cumprirem seu papel de decoração e não morrerem de forma rápida. Escolha plantas que tenham vaso e terra, elas são mais duráveis e você não precisa ficar trocando a todo o tempo, como acontece com as rosas, cravos e outras plantas cortadas. Folhagens são ótimas na decoração da sala. Por exemplo, você pode pendurar ou colocar em algum canto da sala, mas é necessário que esse tipo de planta pegue um pouco de sol. Na cozinha, você pode decorar com um vaso de pimenta que enfeita e tudo a ver com a cozinha. Você pode decorar até seu banheiro com plantas. Uma planta que dá um toque charmoso a seu banheiro são as variedades de cactus.

Decorar a casa pode não ser muito fácil, mas tomando os cuidados necessários  sua decoração ficará um arraso.

Top