Cuidados diários para cabelos tingidos: dicas

Cuidados com o cabelo são essenciais e relativamente fáceis para quem tem um pouco de paciência e vontade de se manter sempre linda. Tratar…

Com alguns cuidados básicos é possível manter a cor por mais tempo

Cuidados com o cabelo são essenciais e relativamente fáceis para quem tem um pouco de paciência e vontade de se manter sempre linda. Tratar os fios não é exatamente um bicho de sete cabeças como muita gente pensa, e isso vale também para cabelos tingidos.

Nada justifica manter um cabelo sem vida e opaco. Os motivos que levam uma mulher a tingir o cabelo são os mais variados, desde uma necessidade de repaginar o visual, desejo de experimentar como determinada cor fica, esconder os fios brancos a até mesmo aquela tonalização para dar mais brilho e vida aos cabelos, mas o que fazer para preservar a cor e o brilho e evitar o aspecto apagado e sem vida após algum tempo?

Evite desbotar a cor

É possível evitar que a cor se apague com tanta facilidade

Apesar de muitas mulheres sofrerem com esta tarefa, ela não chega a ser uma das mais complicadas. Com alguns cuidados básicos é possível manter a cor por mais tempo.

Comece preferindo xampus próprios para cabelos tingidos. Algumas marcas chegam a especificar o tipo de tom para cada xampu entre loiros, vermelhos, castanhos e pretos. No mercado também é possível encontrar produtos livres de lauril sulfato de sódio, uma substância detergente que costuma retirar a tinta do cabelo com maior rapidez.

Além de xampus específicos, evite lavar o cabelo todos os dias, lave-os dia sim e dia não, isso não dará tempo para que os cabelos fiquem sujos ou oleosos e também irá aumentar o tempo que a tinta permanece com seu tom intacto, uma vez que a lavagem vai, invariavelmente, retirar parte da cor de seus cabelos.

Quando for lavar os cabelos prefira a água de morna para fria, pois quanto menor a temperatura, mais a cutícula do fio é selada, impedindo a perda da cor. Altas temperaturas abrem a cutícula e desbotam rapidamente os cabelos. Por este motivo também é aconselhado fugir do secador e da chapinha, mas se for inevitável, utilize um sérum com protetor térmico para os fios. Esse tipo de protetor também deve ser usado antes de sair ao sol.

Mantenha a macies e o brilho

Mantenha o cabelo hidratado para preservar o brilho e maciez

Para manter a maciez é imprescindível que você mantenha o cabelo sempre hidratado. A hidratação deve ser feita com regularidade, preferencialmente uma vez por semana. Caso não tenha tempo ou dinheiro para uma hidratação profissional sempre, pode simplesmente dar um banho de creme ou utilizar máscaras para os cabelos. Hoje em dia existe uma gama imensa de cremes e óleos hidratantes para serem usados.

Essa hidratação é importante porque tinturas em geral costumam  ressecar os cabelos, retirando parte da oleosidade natural. Para não ressecar ainda mais o cabelo também se deve evitar água de piscina com cloro e água de mar por ser salgada.

Evite trocar constantemente a marca da tintura. Cada marca possui sua própria formulação e trocar a marca da tintura pode enfraquecer o cabelo e ressecar ainda mais, deixando-os quebradiços e sem vida.

E corte o cabelo com frequência, principalmente quando as pontas duplas aparecerem. Além disso, para o primeiro tingimento escolha uma tonalidade próxima à sua. Isso é importante para que você se acostume lentamente com a mudança de visual e seu cabelo também se acostume com a mudança química.

Com esses passos simples manter a cor dos cabelos não é tão difícil assim. Agora que você já sabe o que fazer basta escolher a cor e repaginar a aparência, afinal, que mulher não adora uma mudança?

Top