Cuidados com quem sofre com alzheimer

PUBLICIDADE
O portador de Alzheimer precisa de cuidados especiais.

O mal de Alzheimer foi descoberto em 1906 pelo neurologista alemão Alois Alzheimer. Trata-se de uma doença caracterizada pelo desgaste progressivo da capacidade física e mental dos portadores. É uma patologia degenerativa na qual os sintomas vão aparecendo lentamente.

Fases e sinais da doença:

  • Fase inicial ou leve: ocorre a perda de memória e desorientação quanto ao espaço e tempo. O indivíduo parece confuso e esquecido. Esquece de frequentes fatos e conversas recentes, porém lembra-se bem do passado distante.
  • Fase Intermediária ou moderada: ocorre perda da fluência da linguagem e necessita de ajuda para realizar as atividades cotidianas, pode não reconhecer os familiares e perder-se em locais que costumava frequentar. Fica impaciente, mal-humorado e imprevisível.
  • Fase terminal ou grave: Perde completamente a memória, a capacidade de raciocínio e julgamento. 
O portador de Alzheimer começa a desenvolver mal humor, é preciso ter muita paciência com eles.

Existem formas de prevenção para o Alzheimer?

É possível prevenir esse mal, “Atividades físicas, dieta saudável e controle de doenças como diabetes reduzem os riscos”, (diz a psiquiatra Rita Ferreira, do Hospital das Clínicas de São Paulo). Porém, quem fuma e bebe álcool tem maior predisposição de desenvolver a doença. Fique atento para os sintomas e procure o médico o mais rápido possível caso perceba algum sinal.

Vale lembrar que quanto mais cedo é feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, mais tempo de vida o indivíduo possui. 

PUBLICIDADE

Cuidados com quem sofre com Alzheimer 

Aprenda 5 maneiras de ajudar o doente a sentir-se mais confortável: 

1. Estabeleça rotinas: Proporciona segurança para o paciente.

2. Incentive a independência: Faça as coisas “com o idoso” e “não por ele”. Respeite-o e o deixe realizar atividades cotidianas, como lavar louça ou fazer compras (acompanhado).

3. Evite confrontos: Mesmo que algumas atitudes pareçam de propósito, não se esqueça que a doença causa agitação e agressividade.

4. Perguntas simples: Evite dar várias opções de escolha. Diga “Você quer uma banana?” em vez de “Que fruta você quer?”.

5. Mantenha o bom humor: Tente rir junto com o doente ou com as pessoas que estão ao redor, para deixa-lo mais a vontade. Tente ser uma companhia compreensiva e amorosa.

PUBLICIDADE
O carinho é peça fundamental no cuidado com o portador de Alzheimer.

Fique atento para os sinais e sintomas apresentados na doença, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento e mais tempo de vida o indivíduo possui. Cuidar do paciente com carinho e atenção é essencial para uma boa qualidade de vida do doente.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.