Cuidados com pele verão

Cuidados com pele verão

Nas últimas semanas, o calor tem batido recordes em algumas cidades brasileiras, com a sensação térmica chegando a mais de 50ºC em alguns locais.…

Por Andre em 17/01/2015

Nas últimas semanas, o calor tem batido recordes em algumas cidades brasileiras, com a sensação térmica chegando a mais de 50ºC em alguns locais. Com todo esse sol escaldante, alguns cuidados com pele verão se fazem necessários e podem ajudar a manter longe vários problemas.

Cuidados com pele verão (Foto Ilustrativa)

Apesar de todos os benefícios que os raios solares trazem para a vida, eles também podem ser perigosos, principalmente nos períodos mais quentes do ano, quando as pessoas têm o costume de praticar várias atividades ao ar livre, aumentando a exposição ao sol.

Além de desidratação e dores de cabeça, entre outros problemas, a exposição demasiada aos raios solares pode trazer sérias consequências para a pele, como queimaduras, ressecamento, envelhecimento precoce e até mesmo o temido câncer de pele. Como se proteger de tudo isso? É o que você vai saber a seguir.

Morangos evitam ressecamento da pele

Cuidados necessários com a pele albina

Cuidados com pele verão

Passar filtro solar é fundamental para se proteger dos males do sol (Foto Ilustrativa)

Uma das principais maneiras de proteger a pele no verão é usando o filtro solar, produto que, aliás, deve ser passado no corpo não só na estação mais quente, mas durante todo o ano, pois ele aumenta a proteção contra os raios UVA e UVB.

O ideal é aplicar o filtro solar 30 minutos antes de sair de casa, e levá-lo na bolsa para reaplicar outras vezes ao longo do dia. No caso das crianças, que têm a pele mais sensível, o recomendável é passar o produto de hora em hora, principalmente se elas ficam muito tempo na água (piscina, praia, etc). Para elas, o FPS deve ser acima de 20.

Manter-se hidratado o dia inteiro também ajuda bastante (Foto Ilustrativa)

Manter-se hidratado também é essencial, não só para a pele, mas para o corpo como um todo. Ou seja, beba bastante água ao longo do dia (pelo menos dois litros), lembrando que outras opções interessantes para se hidratar e se refrescar são os sucos naturais e a água de coco.

Usar chapéu ou boné é algo que você também pode fazer para proteger a pele no verão, além, é claro, de evitar ficar muito tempo no sol. Ao ir à praia, clube ou lagoa, procure sempre levar um guarda-sol ou outro acessório que sirva para criar uma boa área de sombra.

Outras dicas para cuidar da pele no verão

Na praia, beira da piscina ou lagoa, é fundamental não ficar exposto ao sol o tempo inteiro (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas para cuidar da pele no verão, também vale ressaltar:

– Prefira roupas claras e de algodão (ele retém 90% dos raios UV).

– Não se esqueça dos óculos escuros.

– Evite o sol nos horários mais quentes (entre 10h e 16h).

– Esqueça a água quente na hora de tomar banho.

– Use cremes hidratantes para a pele, principalmente após a exposição ao sol.

– Dê preferência a alimentos saudáveis e leves (frutas, verduras, etc).

Top