Cuidados com os pés: veja como deixá-los novos em folha

Os pés são responsáveis em dar sustentação a todo o nosso corpo e, por isso, necessitam de cuidados especiais como todo o nosso organismo.…

Por Editorial MDT em 20/01/2012

Nossos pés necessitam de cuidados especiais

Os pés são responsáveis em dar sustentação a todo o nosso corpo e, por isso, necessitam de cuidados especiais como todo o nosso organismo. Infelizmente, nem todas as pessoas tem esse pensamento e, por vezes, esquecem de dar a devida atenção a esses ‘guerreiros diários’.

Para proporcionar o carinho que seus pés precisam, daremos alguns conselhos de forma que você consiga mantê-los sempre lindos e macios.

Lixe seus pés

Como os pés estão em constante movimento, sofrendo com traumas do dia-dia, sua pele acaba sendo mais espessa do que o restante do corpo, por isso, a pele fica sempre com calosidades e células mortas. Para poder se livrar desse transtorno, basta lixar os pés semanalmente. O ideal é que realize a esfoliação dos calcanhares e da sola com pedra-pomes ou lima própria para os pés.

Cuide bem das unhas

As unhas merecem maior atenção, por ser comum ocorrer infecção ou a temível ‘unha encravada’. Para evitar esses constrangimentos, é necessário realizar o corte e lixá-las, pelo menos a cada quinze dias. Uma dica importante é, quando for cortá-las, optar por um corte reto, evitando sempre retirar os cantos.

Sempre que possível deixe os pés de molho

Realize uma secagem adequada

Uma boa secagem dos pés após o banho, principalmente no meio dos dedos, ajuda evitar a proliferação de fungos e bactérias, além de impedir que ocorra aquele odor indesejado, o chulé.

Quando possível, deixe-os de molho

Para manter os pés irresistíveis como todo o resto do corpo, pelo menos uma vez por semana deixe-os em água morna com vinagre, durante dez minutos. Depois, hidrate-os com creme ou óleo de amêndoas. Essa atitude, além de ser ótimo para os pés, ajuda a revitalizar suas energias.

Evite o ressecamento

Para evitar o ressecamento só existe uma saída, a hidratação. Portanto, toda vez que realizar a hidratação corporal, dê maior atenção aos seus pés. Realize esse cuidado pelo menos uma vez ao dia.

Passe hidratante nos pés uma vez ao dia

Outras dicas importantes

  • Ao se expor ao sol, não se esqueça de passar protetor nos pés;
  • Evite andar descalço. Isto pode colaborar no ‘engrossamento das solas dos pés;
  • Procure uma pedicure semanalmente;
  • Ao usar sapatos de salto alto, opte pelas plataformas e os que tenham bicos largos.

Os pés são nossos aliados, carregam nosso corpo para todo lugar, portanto, eles precisam de muita atenção e carinho. Os cuidados que foram propostos, com certeza ajudarão a deixá-los sempre belos e ‘novos em folha’. Cuide da saúde dos seus pés.

Top