Cuidados com os olhos no verão

A estação mais quente do ano está em pleno vapor, mas as pessoas devem ter atenção com relação à exposição solar. Além de usar…

Por Élida Santos em 19/02/2012

Além de cuidar da pele, os olhos devem ter uma atenção especial (Foto: Divulgação)

A estação mais quente do ano está em pleno vapor, mas as pessoas devem ter atenção com relação à exposição solar. Além de usar o protetor com o fator maior possível, evitar focar sob o sol entre às 10h e 16h (horário de verão) é fundamental. Não se esqueça de cuidar da parte mais sensível do rosto: os olhos. O ideal é se preocupar todos os dias com eles, mesmo sem estar exposto ao sol, em coisas do cotidiano. Muitos deixam de protegê-los, por isso separamos algumas dicas.

☰ CONTEÚDO

Atenção com as lentes de contato

Atenção com as lentes de contato (Foto: Divulgação)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC), o Brasil possui cerca de dois milhões de usuários do produto, sendo 46% homens e 54% mulheres. Não há nenhum problema e usar esse item, mas tem que tomar cuidados não só no verão, mas também em todas as épocas do ano. Evite usar lentes por muitas horas e nunca as empreste. Dormir com elas também é algo prejudicial à saúde as visão.

Maquiagem

Dispense maquiagem na praia (Foto: Divulgação)

É claro que esse artifício pode te deixar ainda mais bonita, se usado da maneira certa. Mas será que é mesmo necessário se produzir para ir à praia? Batom e rímel incolor estão de bom tamanho. Você vai entrar no mar, se molhar toda e depois ficar exposta ao sol. O produto vai derreter. Maquiagem aprova d’água parece ser a solução para as mulheres que insistem no assunto, porém, eles contêm nylon e fibras de rayon, que podem ser perigosos em contato com os olhos.

Use óculos de sol

Use óculos de sol (Foto: Divulgação)

Para proteger os olhos dos raios ultravioletas o ideal é utilizar óculos com lentes escuras. Algumas pesquisas apontam essa radiação como agravante de problemas como catarata e outras doenças degenerativas da visão, que geralmente refletem em idosos. Comece a se preocupar com antecedência, sempre que sair de casa, mesmo que não necessariamente a praia, leve seu óculos de sol. Mas compre em locais especializados, que tenham certificação. Usar um produto ruim pode agravar a situação.

Exposição ao computador

Cuidado ao usar o computador (Foto: Divulgação)

Para quem fica horas na internet, prestar atenção na posição do monitor e na regulagem de suas cores, brilhos e contrastes é fundamental. O ideal e posicionar esse equipamento entre 15 e 20 graus para baixo, ou seja, ficando abaixo da linha dos olhos. Assim, a sua cabeça e pescoço ficarão mais confortáveis, além de favorecer o modo que piscamos. Seguindo essas breves dicas a sua visão será preservada e de quebra você poderá aproveitar o verão sem reflexos negativos à saúde.

Top