Cuidados com o Recém Nascido

Quando estamos grávidas, aguardamos o nosso filho chegar com curiosidade e entusiasmo, começamos ainda na gravidez a planejar tudo, com todos os detalhes que…

Quando estamos grávidas, aguardamos o nosso filho chegar com curiosidade e entusiasmo, começamos ainda na gravidez a planejar tudo, com todos os detalhes que temos direito, mas devemos sempre ter em mente que aquele pequenino ser é frágil demais, e não está preparado para o que ele vai encontrar aqui fora, por isso devemos ter alguns cuidados específicos que facilitarão e muito esta fase de adaptação tanto pra você quanto para seu filho.

O choro é um dos efeitos que mais lhe chamarão a atenção, porem nesta fase de recém nascido é comum, você só precisara prestar atenção para conseguir identificar o que incomoda tanto seu bebê, os fatores mais comuns são fome, posição desconfortável, frio ou calor, irritação por alguma coisa no ambiente que esta incomodando e até mesmo a fralda suja, não é preciso se desesperar, a tendência é que com o passar dos tempos, este choro diminua.

Nesta fase do recém nascido o leite materno é o principal alimento, e ao contrario do que os mais antigos dizem, não é necessário que de agua ou chá, o leite materno é um alimento completo e o bebê não necessita de mais nada para a sua alimentação. As cólicas são normais, é se deve pelo amadurecimento do sistema digestivo do pequenino. O melhor a fazer nesta hora é aquecer a barriguinha do bebê, ou segura-lo na posição fetal de encontro ao seu corpo.

Se o ambiente estiver muito quente, procure dar banho no bebê de manhã, e a tarde, pois o banho relaxará, se o clima estiver frio, de banho após o almoço, com o passar dos tempos estes horários podem ser modificados. A melhor posição para dormir é de barriga para cima, apesar de muita gente dizer que esta posição não esta correta, estudos recentes concluíram que é a melhor posição para o bebê. Lembre-se de faze-lo arrotar toda a vez que ele mamar. Não se preocupe com a aparência do seu leite, e jamais pense que seu leite é fraco, o leite materno é o alimento necessário e fornece ao bebê tudo o que ele necessita nesta fase.

Leia Também:  Como escolher as roupas do recém-nascido

Com estas dicas estaremos tornando esta fase de adaptação melhor, mas lembre-se toda regra também possui sua exceção, se seu filho chorar demais, procure identificar a causa e caso não consiga ou esteja em duvida procure a ajuda de um médico.

Top