Cuidados com o cão durante o verão

Com a chegada do verão a temperatura sobe muito, os exercícios físicos e a alimentação passam a se tornar ainda mais importantes para manter…

Com a chegada do verão a temperatura sobe muito, os exercícios físicos e a alimentação passam a se tornar ainda mais importantes para manter a boa forma. Assim como os homens, os cachorros também precisam de muito cuidado e atenção nessa estação tão quente e caso não haja essa preocupação, os bichinhos podem sofrer bastante e até adoecer. Confira algumas dicas para cuidar bem do seu cãozinho no verão:


Não deixar o animal dentro do carro sozinho
A temperatura dentro de um veículo sobe rapidamente, principalmente quando as portas e janelas estão fechadas. Se nós humanos já sofremos com o calor, os cães sofrem ainda mais, já que não conseguem manter a temperatura do corpo estável por conta própria, eles usam a respiração para a refrigeração e manutenção da temperatura corpórea e por isso é tão importante que eles se mantenham em um local fresco e bem ventilado.
Não deixar animal no sol
Deixar o cachorro preso no sol equivale ao mesmo que deixá-lo preso dentro de um carro, sem nenhuma ventilação. No sol, o animal sofre muito, pois necessita fazer muito esforço para manter a temperatura do corpo estável.


Exercícios
As caminhadas são extremamente importantes para os cães, mas no verão é necessário mais atenção, principalmente ao horário em que o cão será levado para passear, já que o sol também afeta o animalzinho.  Outra dica é levar água para que o animal possa matar a sede durante o trajeto e até mesmo se refrescar.
Animais de pele branca
Assim como nós, os cachorros também sofrem queimaduras. Os animais mais afetados pela exposição ao sol são os de pelagem branca ou pele rosa, que acabam sendo mais frágeis e sensíveis. Nestes casos, é bom conversar com o veterinário e verificar se é necessário a aplicação de algum protetor solar no animal.

Leia Também:  Simpatias para ter casamento duradouro: dicas, passo a passo


Raças que mais sofrem com o calor
As raças de cachorros que possuem focinhos longos como os Bulldogs, Pugs, Boxers, Shitsus, Lhasas Apso, Boston entre outros, são os que acabam sofrendo mais com o aumento da temperatura, já que a própria anatomia do animal causa certa dificuldade na respiração, o que se agrava com o calor.
Pulgas e carrapatos
O verão é a época preferida das pulgas e carrapatos. É nesta estação que os ectoparasitas costumam se proliferar, e apesar de parecer o mais óbvio, o banho não é uma boa opção neste momento. No verão é bom evitar os banhos, pois eles diminuem o tempo de ação dos produtos usados no controle dos ectoparasitas.

Top