Cuidados com o Cabelo no Inverno Dicas

As diferentes temperaturas trazidas pelas estações do ano influenciam diretamente em nosso comportamento. Desde o modo de se vestir, até mesmo no humor, para…

As diferentes temperaturas trazidas pelas estações do ano influenciam diretamente em nosso comportamento. Desde o modo de se vestir, até mesmo no humor, para quem gosta ou não de frio, ou de calor, é importante se preparar para as mudanças de temperatura, para saber exatamente o que se vestir, o que comer, o que fazer e tudo mais. Este conhecimento é útil para todas as pessoas, no entanto, como diversas outras preocupações, as mulheres são mais atenciosas a tudo o que as rodeia, e, a mudança de estações do ano, além de renovar o guarda roupa delas, faz com que os cuidados com a aparência tenham uma atenção diferenciada, principalmente em se tratando de pele e cabelos. Por isso, este texto tem como objetivo oferecer algumas dicas de como cuidar dos cabelos na estação mais fria do ano, o inverno.

A primeira grande mudança com a chegada na temperatura está no comportamento da maioria das mulheres, que, com o frio, passam a tomar banhos mais quentes. A alta temperatura da água pode fornecer um banho quentinho e gostoso, mas, ao mesmo tempo, esta água retirar aos poucos o óleo presente no couro cabeludo, que tem como principal função realizar uma proteção natural e lubrificar os fios. Sem este óleo, é comum os cabelos parecem mais ressecados, quebradiços, o que resulta nas pontas duplas e até em queda de maior números de fios. Ainda, alguns organismos reagem a esta situação, repondo o óleo que se perde, gerando outro aspecto que incomoda as mulheres, o de cabelo “engordurado”. Isso se dá pelo excesso de óleo.

Sendo assim, a atenção especial para os cabelos pode começar com cuidados simples. Um deles é a utilização de água morna para a limpeza dos fios. Além do que já foi citado anteriormente sobre o que a água quente pode fazer aos fios, ela também afeta o couro cabeludo, através de uma descamação, que é comumente confundida com caspa.  Outra prática simples e boa é a hidratação. Produtos de boa qualidade são condições importantes para qualquer época do ano, e, através da sensibilidade que o cabelo está exposto na condição do inverno, é importante que produtos básico como shampoo e condicionador devem  ser direcionados para o seu tipo de cabelo e a limpeza também deve ser intensa. O ato de remover as impurezas dos fios pode ser acompanhado de uma hidratação com um creme da sua confiança. Este processo pode ser feito semanalmente, para manter o brilho, saúde e a maciez do cabelo.

Leia Também:  Gordura Localizada na Barriga Tratamentos

Como a temperatura influencia diretamente o cabelo, tome muito cuidado com o secador de cabelos. Para utilizá-lo corretamente é necessário ter moderação e, se possível, aplicar um protetor térmico e reparador de pontos para a proteção do calor direcionado aos fios. A moderação ainda é uma das boas dicas para o secador.

Mas, se o secador pode ser um problema se usado incorretamente, permanecer com os cabelos molhados para dormir, usar chapéu ou realizar qualquer ação que não permita que o cabelo “respire”, pode ser algo ainda pior.  A umidade do cabelo pode torná-lo quebradiço, e aumentando a oleosidade, podendo resultar no surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Top