Cuidados Com o Cabelo na Hora de Malhar

Nos últimos tempos as pessoas tem se preocupado mais com qualidade de vida. É cada vez mais comum ver quem se importe em ter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos para cuidar da saúde e também da aparência, afinal vivemos em uma época onde o bem-estar é levado a sério de todas as suas formas.

Para quem pratica algum esporte ou atividade, a aparência exige alguns cuidados a mais. Não importa se é ao ar livre ou na academia, é importante pensar na pele e nas roupas usadas durante a prática. Só que tem uma outra coisa importante e que volta e meia acaba sendo esquecida: poucas mulheres se dão conta de que é preciso também dar atenção aos cabelos.

É comum assistir matérias na televisão onde as frequentadoras das academias estão fazendo exercícios de cabelos soltos e com os fios encharcados. Além dos efeitos desse visual ser meio nojento para quem está assistindo, a verdade é que isso prejudica a saúde das madeixas. Você sabia que o sal do suor expelido durante a atividade pode deixar seu cabelo quebradiço, opaco e sem brilho? E o problema não é só o suor: o atrito e as impurezas no ambiente como poeira, desinfetante dos colchonetes e álcool também pioram a situação.

Não gostou da notícia? Ok, ninguém gostou, mas também não é preciso se preocupar. Algumas medidas simples podem dar conta da situação. São apenas mais alguns pequenos hábitos para sua rotina de cuidados. Confira:

– Use o cabelo preso: malhar de cabelo solto não é uma boa. Além de atrapalhar na hora do exercício, eles ficam mais expostos a danos. A melhor saída para evitar minimizar danos é usar coque, ou rabo de cavalo.

– Atenção com o prendedor: Prendedores do tipo “xuxinha” ou pregadores são os melhores. Já os do tipo “goma” grudam, quebram e arrancam os fios e estão longe de ser a solução mais indicada.

– Lave o cabelo todos os dias: Como em se tratando de exercícios físicos o suor é inevitável, além das outras impurezas as quais os fios ficam expostos, o recomendado é lavar bem o cabelo todos os dias. Isso vai ajudar a evitar caspa, seborreia, mau cheiro, descamações e dermatites. Ou seja: tudo aquilo que fazemos o maior esforço para que não aconteça.

– Seque bem o cabelo: Isso vale para todas as mulheres, mas o hábito deve ser reforçado para quem o lava todos os dias. Caso o secador seja uma necessidade, seque usando ar frio pois isso agredirá menos a estrutura capilar.

– Dê um tempo na escova e na chapinha: Seu cabelo já está sendo agredido o suficiente, portanto dê um tempo para que ele se recupere. Ele merece uma trégua, ok?

– Hidratação sempre: O suor nos fios pode ressecar as madeixas, então hidratar é imprescindível. Especialistas recomendam esse cuidado pelo menos uma vez por semana.

Viu só? São medidas simples, que não dão trabalho e ainda mantém seus cabelos saudáveis e bonitos em todas as ocasiões: até mesmo na hora de se exercitar. Sem contar a grana poupada por não ter de apelar para aqueles procedimentos caríssimos de reparação de danos.

E então? Pronta para malhar?

 

Reply