Cuidados com o banho do bebê

Cuidados com o banho do bebê

A hora do banho pode ser muito gostosa, com tanto que as mães saibam prepará-lo. É necessário que os pais prestem muita atenção e…

Por Editorial MDT em 21/11/2012

A hora do banho pode ser muito gostosa, com tanto que as mães saibam prepará-lo. É necessário que os pais prestem muita atenção e sigam algumas orientações essenciais para prevenir futuras consequências. Tendo isso em vista, separamos alguns cuidados que se devem ter com o banho do bebê.

Conheça os cuidados com o primeiro banho do bebê.

Conheça os cuidados que se devem ter com o banho do bebê. (Foto: divulgação)

A vigilância é essencial!

Independente da quantidade de banhos que serão dados no bebê, é imprescindível que os pais estejam presentes. Ou seja, em nenhum momento, deixa o pequeno sozinho na banheira, durante o banho. Assim, é essencial que se prepare as toalhas, os produtos de higiene e as fraldas que serão utilizadas pelo pequeno.

Verifique a temperatura da água

Antes de colocar o bebê na banheira para iniciar o banho, verifique a temperatura da água, isso evita que ocorra queimaduras na pele do pequeno. A temperatura ideal da água varia em torno dos 38 graus centígrados. Além disso, nunca coloque seu filho no local enquanto a torneira ou o chuveiro estiverem ligados, a temperatura da água pode mudar, assim como é possível se enganar com a profundidade.

Os pais devem estar presentes em todos os momentos do banho do bebê. (Foto: divulgação)

Saiba qual a quantidade de água ideal

A quantidade de água a ser colocada na banheira varia conforme a idade do bebê. Assim, bebês com até 6 meses de vida, devem ser banhados em cerca de 13 centímetros de água, ou a quantidade ideal para poder acomodar até os ombros dos pequenos. Quando o bebê já firma o corpo e consegue permanecer sentado, é ideal que a água cubra até a sua cintura. Esse cuidado evita que o bebê sinta frio durante o procedimento, o que poderia deixá-lo traumatizado.

Evite o uso de produtos de higiene em excesso

Durante a realização do banho do bebê, não é necessário o uso abusivo de sabonetes e xampus. Isso evita que a pele do bebê fique ressecada e sensível, o que poderia colaborar com o desenvolvimento de outros problemas mais graves. Assim se possível, opte por produtos que sejam destinados a ele.

Mantenha o ambiente aquecido

Os bebês, em especial, os recém-nascidos, perdem calor com muita facilidade. Assim, para que isso não ocorra, é ideal que o ambiente esteja aquecido. Além disso, ao final do banho, o pequeno deve ser envolto por uma toalha com capuz e a secagem da sua pele, seja realizada de forma rápida.

Para evitar a perda de calor, o bebê deve ser envolto em uma toalha o quanto antes. (Foto: divulgação)

A hora do banho deve ser um momento de felicidade e diversão. Assim, é ideal ter alguns cuidados com o banho do bebê. É muito importante seguir as orientações citadas acima, uma forma de evitar futuras e indesejáveis consequências.

Saiba quais os cuidados que se deve ter com a higiene íntima do bebê.

Top