Cuidados com cirurgia plástica na adolescência

PUBLICIDADE

As cirurgias Plásticas tem evoluído bastante em conseqüência dos avanços tecnológicos na área, proporcionado grandes conquistas nesse ramo para o Brasil, que já ganhou destaque internacional. Da mesma maneira, com o avanço da tecnologia, o público também se tornou mais abrangente, devido a simplificação dos procedimentos, que agora são mais rápidos e consequentemente  oferecem menos riscos, ou seja, as cirurgias plásticas tem sido muito procuradas por adolescentes, e também por homens. Selecionamos como temática para esse artigo a cirurgia plástica na adolescência em vista do aumento considerável desse tipo de intervenção para esse público.

Estatísticas demonstram que atualmente 15% das cirurgias plásticas têm sido feitas em adolescentes de 14 a 18 anos, somente em 2009 no Brasil, esse número é bastante expressivo e tem preocupado os médicos, quanto as complicações que essa cirurgia pode causar nos adolescentes, pois podem interferir no desenvolvimento, pois nesta faixa etária, ainda estão na fase de crescimento.

Mais um dos motivos que levam os adolescentes a optarem por fazer uma cirurgia plástica, é a vontade de quererem se enquadrar em padrões de beleza impostos pela sociedade. Pois nessa faixa de idade, a beleza é extremamente valorizada e os adolescentes têm grande preocupação quanto à aparência. Entre diversas outras funções, a cirurgia plástica também tem a função de resgatar a auto-estima dos adolescentes.

PUBLICIDADE

As cirurgias plásticas em adolescentes mais procuradas são a Rinoplastia, que é a cirurgia plástica no nariz, a cirurgia para corrigir orelhas de abano a Otoplástia e a mamoplastia, tanto a de redução como a de aumento (silicone) das mamas. Já as mulheres acima de 18 anos procuram desesperadamente pela lipoaspiração. Também está sendo muito procurada pelos homens a Ginecomastia, que é a redução das mamas com aspecto afeminado.

Porém, não basta apenas querer fazer uma cirurgia plástica, é necessário também fazer uma série de exames em outras áreas como endocrinologia e ortopedia, para garantir que a cirurgia tenha um bom planejamento. Também deve se fazer antes da cirurgia uma consulta para que se possa avaliar a maturidade do corpo do adolescente, pois se o corpo não estiver devidamente maduro, a cirurgia pode interferir no processo de crescimento do corpo, isso ocasionará sérios problemas. O adolescente também tem que estar ciente do que fará nesse procedimento, e dos resultados que serão obtidos. E também das restrições que haverão no pós operatório.

A cirurgia plástica para correção em adolescentes merece todo o cuidado e atenção, pois não se pode esquecer que se trata de uma cirurgia como outra, e por mais que em menor grau, ainda existem riscos. Se você adolescente, se interessou em fazer uma cirurgia plástica não esqueça de primeiro conversar com seus pais sobre o assunto, e em seguida procurar uma clínica de confiança para que não hajam problemas nem com a saúde e nem com a auto estima.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.