Cuidados com as plantas no outono

Durante os meses de outono é necessário ter mais cuidado com a saúde e bem-estar das plantas. Elas são preparadas ao longo da estação…

No outono, as plantas necessitam de mais água e adubo para reservar nutrientes.

Durante os meses de outono é necessário ter mais cuidado com a saúde e bem-estar das plantas. Elas são preparadas ao longo da estação para entrar no estágio de hibernação, típico do inverno. Mesmo em estado de descanso, as plantas necessitam de condições favoráveis de sobrevivência, de maneira até mais intensa comparada à primavera ou verão.

Com a chegada do outono no mês de março, a natureza passa por grandes transformações, se livrando do desnecessário e preservando aquilo que realmente importa. A temperatura média se torna mais baixa e antecede as principais características climáticas do inverno.

Antes de montar um jardim externo ou interno, é recomendado conhecer as necessidades e características de cada planta. O cultivo de árvores, flores e folhagens deve ser condizente com a estação do ano, caso contrário a estética do ambiente fica comprometida.

Um bom projeto paisagístico se preocupa com o aspecto sazonal, ou seja, encontra meios de tirar proveito das características de cada estação do ano. No caso do outono, a natureza começa a se preparar para a chegada de um inverno ameno ou rigoroso, fazendo com que as plantas resguardem energia para a primavera.

A necessidade de limpeza do jardim pode se tornar mais intensa durante o outono, afinal, as folhas secas cobrem o gramado e o excesso precisa ser removido par não afetar a paisagem. Os ramos murchos e galhos secos também devem ser removidos na hora de limpar.

Montando jardim de outono

O buchinho, usado para decorar interiores e exteriores durante o outono.

Cada espécie de planta requer cuidados especiais, por isso nem sempre existe a possibilidade de generalizar o cultivo. É muito importante ficar atento as condições de luminosidade, umidade, adubo e ventilação. Nesta temporada que se estende de março a junho, a natureza se apresenta de forma mais tímida, em especial quando as plantas já floresceram durante o verão.

Leia Também:  Como fazer sobrancelha com cera

O outono não combina com plantas tropicais, na verdade os agentes climáticos da estação danificam as folhas das espécies. O efeito de queimado e ressecado se torna ainda mais evidente no inverno devido à baixa temperatura.

O projetar o paisagismo da casa durante o outono, procure cultivar as plantas que tenham um estilo mais clássico e com flores miúdas. Desta forma, provavelmente o jardim permanecerá belo e florido ao longo dos meses mais frios do ano.

A manutenção das plantas no outono deve ser feita com muito rigor para que o jardim se mantenha saudável e aproveite ao máximo os nutrientes da água e adubo.

Plantas mais indicadas

A camélia floresce no outono.

Confira a seleção de plantas que recomendadas para o outono:

– Spatódea
– Pinheiro
– Kaisuca
-Buchinho
– Azaleia
– Peperomia
– Mini Antúrio
– Trombeta-de-anjo
– Camélia
– Salvia

Top