Cuidados com as mochilas de rodinhas

É nesta época do ano quando os pais mais gastam com os filhos, pois o começo do ano letivo costuma vir recheado com uma…

É nesta época do ano quando os pais mais gastam com os filhos, pois o começo do ano letivo costuma vir recheado com uma lista enorme de materiais escolares. A ansiedade dos pais é grande, pois tentam imaginar qual será o valor e se despendido, para tais materiais. Os filhos, por outro lado, costumam não ter tantas expectativas em relação a tudo que irão usar. Entretanto, há coisas que encantam as crianças e uma delas é, sem dúvida, a mochila escolar. Sempre existe, entre os pequenos, a moda para alguns usos. Muitas vezes, em função disso, os pais acabam comprando mochilas que não são adequadas ao uso infantil. Até mesmo os adultos podem desenvolver certos problemas, devido ao mal uso de mochilas, mesmo com aquelas as que contêm rodinhas.

Mochilas de rodinhas são práticas, mas não livram as crianças de problemas na coluna (Foto: Divulgação)

Cuidados ao escolher mochilas

Os pais devem estar atentos e seguir alguns cuidados ao escolher mochilas para os filhos. Parece inevitável o desejo de preencher todo o espaço que elas possuem. Não adianta nada comprar um modelo, só porque a criança decidiu que quer tê-lo, se o tamanho da mochila não é adequado às suas necessidades. Quanto mais coisas são postas dentro dela, maiores serão os danos à coluna e aos ombros dos pequenos.

Deve-se respeitar o peso indicado (Foto:Divulgação)

Mochila de rodinhas

Segurando-as com apenas uma das mãos, as crianças forçam a coluna (Foto: Divulgação)

Para muitas pessoas, não se faz tão necessário tomar cuidados com as mochilas de rodinhas. O modelo parece perfeito e elimina todos os possíveis problemas, citados acima. Entretanto, não é bem assim. Este tipo de mochila também pode ser responsável pelo aparecimento de problemas na coluna. Isso acontece porque embora ela elimine, em parte, o problema do peso, a posição que as crianças assumem para arrastá-la pode ser prejudicial. Como elas são carregadas com apenas um dos braços, os pequenos forçam muito um lado do corpo, forçando também a coluna. Não se pode exagerar na quantia de materiais colocados dentro da mochila de rodinhas, imaginando que ela seja a solução de todos os problemas. É preciso respeitar o limite de peso, citado acima. Para finalizar, a dica é observar a altura do cabo da mochila, que deve se ajustar à altura dos braços da criança. 

Saiba mais sobre isso: Perigo das mochilas de rodinhas ou mochilas pesadas

Leia Também:  Cruzeiros Marítimos 2014

Veja os principais problemas: Lesões causadas pelas mochilas escolares

Top