Cuidados com as gengivas: saiba mais

Para ter uma boca saudável não basta somente escovar os dentes. Cuidar da gengiva é muito importante nesse processo. Essa região da boca, que recobre os ossos que sustentam os dentes, influencia no hálito e na saúde bucal. Saiba mais sobre o assunto e veja os cuidados com as gengivas.

As gengivas saudáveis são sinais de dentes saudáveis. (Foto: divulgação)

Prevenção de doença na gengiva

A prevenção de problemas na gengiva é muito importante. As doenças que acometem essa região são conhecidas como periodontopatias. A saúde bucal é essencial tanto para a aparência, auto-estima, como para todo o corpo. Além disso, ter uma boca saudável ajuda na boa mastigação, o que gera uma boa digestão e melhor absorção dos nutrientes.

Na boca existem bactérias que se agrupam formando a chamada placa bacteriana, e essa é a principal causa de cáries e doenças da gengiva. Ela é uma película transparente que se forma na superfície dos dentes e ao redor da mucosa. É composta por várias bactérias que decompõe o açúcar e os restos de alimentos, produzindo ácidos que atacam toda a cavidade oral.

A escovação correta é um cuidado muito importante com a gengiva. (Foto: divulgação)

Veja também o que é retração gengival

Cuidados com as gengivas

A dieta é muito importante na prevenção de doenças gengivais, além ser essencial para nutrir os maxilares, tecidos da gengiva e dentes. Os açúcares que consumimos são usados pelas bactérias que habitam na nossa boca e são transformados em ácidos, capazes de corroer os dentes, e em substâncias tóxicas capazes de descolar a gengiva dos dentes.

Alimentos que contêm açúcar em sua composição e bebidas ácidas, como refrigerantes, podem dissolver a camada externa dos dentes. Portanto, a ingestão de açúcar deve ser controlada. Deve-se evitar alimentos que fiquem muito tempo na cavidade bucal, como pastilhas, balas, chicletes e outros.

Para prevenir a cárie e doenças periodontal (como gengivite e periodontite) é preciso fazer uma remoção completa da placa bacteriana, através de uma boa escovação. é importante consultar o dentista para orientar quanto aos passos corretos da higienização oral.

O uso de fio dental é essencial, pelo menos uma vez ao dia, para retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes. Além disso, é importante apostar em bons cremes dentais e enxaguantes bucais para finalizar a limpeza com qualidade.

O uso de fio dental é essencial para proteger as gengivas. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento contra gengivite 

As gengivas são muito importantes para nossa saúde bucal, afinal dão sustentação aos nossos dentes. Por isso, devem ser muito bem higienizadas e cuidadas. Para ter uma boa saúde gengival é preciso apostar em uma escovação de qualidade, usar diariamente o fio dental e controlar a dieta alimentar.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply