Cuidados com a pele madura

Convencionou-se classificar a pele de pessoas com 40 anos ou mais como “pele madura”. Os sinais deste amadurecimento podem aparecer antes ou depois desta…

Convencionou-se classificar a pele de pessoas com 40 anos ou mais como “pele madura”. Os sinais deste amadurecimento podem aparecer antes ou depois desta fase; entretanto, é nesta faixa etária que certos probleminhas de beleza costumam se instalar. Percebe-se que o rosto, pescoço e colo já não têm mais aquele brilho e firmeza de antes. Vê-se, também, que manchas aparecem com maior facilidade. O formato do rosto começa a mudar, ficando murcho em algumas partes e com bolsinhas d’água em outras. É preciso intensificar os cuidados com a pele madura.

Depois dos 40 anos, a pele só tende a piorar (Foto: Divulgação)

Cuidados diários

Não se pode ter preguiça para cuidar deste tipo de cútis. Também é necessário reservar algum dinheiro para investir em produtos indicados para pele madura. Com o passar do tempo, a epiderme passa a produzir menos colágeno (responsável pela firmeza), perder gordura (que dá forma ao rosto), água e outras substâncias que produzia, mantendo o rosto jovem e radiante. Tais perdas acontecem aos poucos, chegando à quase nulidade, durante a velhice. É por isso que existem cremes anti-idade indicados para cada fase da vida. Portanto, não se pode abrir mão da limpeza e hidratação diária, aliada a substâncias que ajudam a clarear a pele.

Cremes anti-idade devem ser usados, diariamente (Foto: Divulgação)

Todos os dias, deve-se fazer uma leve limpeza na pele, usando sabonetes específicos para ela. Duas vezes é o suficiente. De manhã, limpe o rosto, aplique um tônico facial (que prepara a pele para receber o creme e intensifica seu efeito) e o creme anti-idade necessário. Ele deve conter proteção solar, em sua composição. Ainda assim, é preciso usar protetor solar, todos os dias. Aplique-o, assim que o creme secar e reaplique-o, no decorrer do dia.

Leia Também:  Mochilas infantis – saiba o peso correto

O creme noturno para pele madura é indispensável. Antes de aplicá-lo, repita o procedimento de limpeza e tonificação.

Outros cuidados

Truques de maquiagem ajudam a disfarçar imperfeições da pele madura (Foto: Divulgação)

Ao menos uma vez por semana, faça uma esfoliação da pele, removendo impurezas e abrindo os poros, para facilitar a penetração dos ativos dos produtos. Invista num bom produto e não exagere na quantidade de aplicações, para não causar o ressecamento da pele madura.

Mensalmente, indica-se fazer uma limpeza de pele, em clínicas ou salão de beleza. Da mesma forma, outros procedimentos são necessários, como o peeling químico ou a aplicação de ácidos, que ajudam a rejuvenescer, remover manchas e diminuir linhas de expressão.

Finalmente, aposte em truques de maquiagem para pele madura. Com bons produtos e técnicas específicas para make-up, dá para disfarçar bastante os efeitos do tempo, na cútis.

 

Top